Biblioteconomia e Ciência da Informação: uma análise paradigmática em bibliotecas públicas

Autores

  • Ana Carolina de Melo Martins Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Crislaine Zurilda Silveira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Elisa Cristina Delfini Corrêa Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jordan Paulesky Juliani Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

O objetivo do presente estudo é fazer uma análise, de duas bibliotecas públicas do Estado de Santa Catarina, norteada pelos paradigmas da Biblioteconomia e da Ciência da Informação para verificar qual o paradigma dominante nessas unidades de informação. Para tanto, foi apresentada um breve panorama histórico da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, bem como os seus paradigmas norteadores e o conceito de biblioteca pública. A observação sistemática foi utilizada como uma forma de coletar os dados in loco das unidades de informação. Foram descritas as características das unidades investigadas, bem como os pontos paradigmáticos observados. Em seguida, foram apresentadas algumas perspectivas futuras para as bibliotecas públicas, com sugestões referentes a inclusão da comunidade e a adoção de TIC. Nas considerações finais é sugerida a criação de políticas públicas que destinem orçamentos fixos para essas instituições, a fim de que elas possam investir em acervos e dispositivos tecnológicos que atendam às necessidades da comunidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina de Melo Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da UDESC

Crislaine Zurilda Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da UDESC. 

Elisa Cristina Delfini Corrêa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora titular do Curso de Biblioteconomia e do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Jordan Paulesky Juliani, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor titular do Curso de Biblioteconomia e do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

29-12-2016

Como Citar

Martins, A. C. de M., Silveira, C. Z., Corrêa, E. C. D., & Juliani, J. P. (2016). Biblioteconomia e Ciência da Informação: uma análise paradigmática em bibliotecas públicas. Revista ACB, 21(3), 607–626. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1201

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina