Biblioteca como espírito do lugar
Resumo
Descreve o papel social do bibliotecário enquanto mediador de leitura a partir dos resultados encontrados na pesquisa desenvolvida na dissertação de mestrado Trajetórias de leitura: um estudo com alunos ingressantes no Instituto Federal Sul-rio-grandense, câmpus Sapucaia do Sul no ano de 2012, A presente pesquisa teve a pretensão de contribuir com o caráter interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade da Universidade de Caxias do Sul, na linha de pesquisa Processos Culturais e Regionalidade, uma vez que abordou questões envolvidas com a sociologia da literatura, especialmente a sociologia da leitura, sua subárea. A pesquisa investigou as práticas de leitura de oito alunos matriculados em uma escola de ensino médio e tecnológico, localizada na região do Vale dos Sinos, na cidade de Sapucaia do Sul, denominado IFSUL (Instituto Federal Sul-Rio-Grandense) conduzida por uma pesquisa de caráter qualitativo. A partir da análise de seu cotidiano literário, suas escolhas e trajetórias enquanto leitor, procurou-se investigar o porquê das escolhas literárias desses alunos, os quais em um projeto de extensão realizado por esse instituto naquele ano informaram como corpus de leitura pessoal as obras Harry Potter, Percy Jackson e Crepúsculo, em detrimento de obras literárias não canônicas.
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