Empresas criadas por bibliotecários no Brasil: uma análise em relação ao perfil e ramos de atuação

Autores

  • Kariane Regina Laurindo UDESC
  • Daniela Spudeit UDESC
  • Críchyna da Silva Madalena UDESC
  • Thayná Duarte UDESC

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Criatividade. Inovação

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é analisar as empresas criadas por Bibliotecários no Brasil. Para isso, foram elencados os seguintes objetivos: mapear os tipos de empresas existentes, verificar os tipos de serviços oferecidos, conhecer o perfil/ramo de atuação das empresas. Dessa forma, se caracteriza como uma pesquisa descritiva, exploratória, bibliográfica e com abordagem qualitativa. As empresas foram mapeadas por meio das mídias sociais e contatos com entidades de classe no Brasil, por meio disso, foi possível coletar informações pelo site da empresa que oportunizaram conhecer os tipos de empresas, serviços e ramos de atuação. Pode-se perceber que existe uma gama de serviços sendo ofertados para atender diferentes demandas nos mais variados campos de atuação, seja para empresas públicas, privadas ou mesmo sem fins lucrativos. Destaca-se serviços relacionados a gerenciamento de redes sociais, tratamento e preservação de documentos, desenvolvimento de sistemas de informação e softwares de gerenciamento, hospedagem em nuvens, plataformas para editoração de periódicos, mapeamento e documentação de processos, consultoria na elaboração de projetos, normatização, gestão de arquivos físicos e digitais, pesquisas documentárias, projetos voltados para memória institucional, entre outros. A grande parte das empresas se localiza no sul e sudeste, foi a partir dos anos 2000 que grande parte das empresas foi criada (41%) mostrando o grande crescimento que houve na ampliação de oportunidades de negócios na área e um crescimento econômico no país em diferentes áreas de atuação além da Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kariane Regina Laurindo, UDESC

Graduanda em Biblioteconomia na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Endereço postal: Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88.035-001- Brasil.

Daniela Spudeit, UDESC

Professora do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação em Biblioteconomia – UFSC. Graduação em Pedagogia – UDESC. Especialização em Didática do Ensino Superior – SENAC. Mestrado em Ciência da Informação – UFSC.

Críchyna da Silva Madalena, UDESC

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), no mestrado profissional em Gestão de Unidades de Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Linha de pesquisa: Gestão de Unidades de Informação. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012).

Thayná Duarte, UDESC

Graduanda em Biblioteconomia na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Endereço postal: Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88.035-001-

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Laurindo, K. R., Spudeit, D., Madalena, C. da . S., & Duarte, T. (2016). Empresas criadas por bibliotecários no Brasil: uma análise em relação ao perfil e ramos de atuação. Revista ACB, 21(3), 676–696. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1209

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina