Trabalho, contemporaneidade e práticas profissionais: sentidos e significados do trabalho para bibliotecários

Autores

  • Luhilda Ribeiro Silveira Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade Federal do Maranhão
  • Ana Paula Grillo Rodrigues Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

O trabalho ocupa um lugar central na vida dos sujeitos na contemporaneidade. Em geral, a vida das pessoas se estrutura fortemente em função do mundo do trabalho, podemos observar isso desde a entrada da criança na educação formal, quando começa sua preparação para ele, até a sua aposentadoria, passando logicamente pelo exercício profissional. Tudo isso marca a estrutura subjetiva dos sujeitos. Nesse sentido, o trabalho do bibliotecário, como as demais profissões, tem suas especificidades que caracterizam a sua prática profissional, e como toda e qualquer atividade, seus sentidos e significados se dão numa teia complexa e profunda de relações que envolvem a subjetividade humana. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar o sentido do trabalho para os bibliotecários, através da aplicação de um questionário em profissionais de diferentes regiões do Brasil. A análise dos resultados se pautou na metodologia da Análise de Conteúdo. Os resultados nos apontam a coexistência das dimensões das racionalidades instrumental e substantiva nas identificações do sentido do trabalho pelos bibliotecários. Observamos ainda, a predominância de um sentimento positivo dos profissionais em relação ao trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luhilda Ribeiro Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade Federal do Maranhão

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão. Bibliotecária do Núcleo Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão.

Ana Paula Grillo Rodrigues, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.  Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Escola Superior de Administração Gerencial da Universidade do Estado de Santa Catarina e professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

29-12-2016

Como Citar

Silveira, L. R., & Rodrigues, A. P. G. (2016). Trabalho, contemporaneidade e práticas profissionais: sentidos e significados do trabalho para bibliotecários. Revista ACB, 21(3), 724–737. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1212

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina