Bibliotecário escolar: socializando a temática do gênero e sexualidade

Autores

  • Guilherme Martins Bibliotecário da Prefeitura Municipal de Florianópolis
  • Estera Muszkat Menezes Professora adjunto 4 do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Orestes Trevisol Neto Bibliotecário da UDESC/Pinhalzinho e Professor no Curso de Biblioteconomia da UNOCHAPECÓ.

Resumo

Procura enfocar o bibliotecário escolar como socializador da temática sexualidade e gênero. Acredita nas contribuições que o bibliotecário escolar exerce no processo de ensino e formação das crianças e adolescentes. Verifica o papel do bibliotecário escolar como socializador da temática gênero e sexualidade.  Identifica como os bibliotecários abordam essa temática nas bibliotecas ao disponibilizar o acervo e ao desenvolver as atividades. Descreve como os bibliotecários percebem a socialização desse tema no ambiente escolar. Universo é composto por bibliotecários escolares da Rede Municipal de Florianópolis, dos quais 15 profissionais aceitaram participar do estudo. Para coleta de dados foi utilizado um questionário formado por questões objetivas e discursivas por meio de Formulário no Google. Ressalta a importância da inclusão do tema nas disciplinas escolares em busca de uma sincronia no diálogo entre pedagogos e bibliotecários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Martins, Bibliotecário da Prefeitura Municipal de Florianópolis

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Mestrando em Gestão da Informação pela UDESC.

Estera Muszkat Menezes, Professora adjunto 4 do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Graduação em Biblioteconomia pela Fundação Educacional de São Carlos, Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1976).Especialização em Biblioteconomia (1979) e, em Organização e Administração de Arquivos (1987), ambas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tesoureira da ABEBD - Associação Brasileira de Escolas de Biblioteconomia e Documentação (1978 a 1981). Membro da Comissão Brasileira da Classificação Decimal Universal (CB-CDU) Biênio (1987/1989). Representante dos Cursos de Biblioteconomia junto ao Conselho Federal de Biblioteconomia, gestão 94/96. Missão de estudo na Universite Claude Bernard Lyon I (França,Dez./86); Chambre Regional de Commerce et d'industrie (Lyon/França,Dez/86); ARIST - Lorraine (Nancy/França ,Jan./87); CNRS (Paris,Jan./87);Library of University of Illinois Champaign Urbana, IL.(USA ,Abril/91). Licença sabática na Université Toulouse I (França, Fev. a Ago./97); Université Toulouse III (França Ago. a Dez./97), participação no Grupo de pesquisa Laboratoire D éstudes et de recherches appliqués em Sciences Sociales. Missão de estudos na Universidad Carlos III e Universidad Complutense de Madrid( Espanha, Janeiro 2009). Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993). Atualmente professora adjunto 4 do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuando na área de Ciência da Informação, nos temas: produção científica, ciência da informação, comunicação científica. (Texto informado pelo autor)

 

Orestes Trevisol Neto, Bibliotecário da UDESC/Pinhalzinho e Professor no Curso de Biblioteconomia da UNOCHAPECÓ.

Técnico em Administração pela Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná, graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Mestre em Ciência da Informação - UFSC. Foi tutor presencial do curso de Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares UAB/CIN/UFSC, polo Florianópolis. É Professor tutor no curso de Biblioteconomia EaD da UNOCHAPECÓ e bibliotecário da UDESC/Pinhalzinho. É avaliador da Revista ACB. Possui interesse em comunicação científica, bibliometria, cienciometria e institucionalização científica e moda enquanto campo de conhecimento. Compõe o grupo de pesquisa, Núcleo de Estudos em Informação e Mediações Comunicacionais Contemporâneas - NEIMCOC.

Downloads

Publicado

29-12-2016

Como Citar

Martins, G., Muszkat Menezes, E., & Trevisol Neto, O. (2016). Bibliotecário escolar: socializando a temática do gênero e sexualidade. Revista ACB, 21(3), 944–959. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1223

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina