Graduações de Biblioteconomia na modalidade à distância no Brasil: dados iniciais da pesquisa

Autores

  • Orestes Trevisol Neto Bibliotecário na UDESC/Pinhalzinho e docente no Curso de Biblioteconomia da UNOCHAPECÓ
  • Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas Mattos Coordenadora do curso de biblioteconomia da UNOCHAPECÓ
  • Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

Resumo

Analisa os cursos de Biblioteconomia na modalidade a distância em nível nacional. Apresentam-se comparações quanto ao número de polos, vagas ofertadas e mensalidades, carga horária, perfil dos docentes quanto à titulação e formação, bem como o uso das redes sociais como canais de comunicação/divulgação dos cursos. Também são apontados fatores que contribuíram para implantação dos mesmos. A pesquisa classificou-se como exploratória e descritiva, apresentando uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se da técnica de pesquisa documental. Os dados foram levantados na plataforma do E-mec, no site das próprias instituições e na Plataforma Lattes no mês de maio de 2016. O universo da pesquisa é composto pelos cursos de graduação em EaD, seu corpo docente, currículos e redes sociais por eles utilizadas. Identificou-se três cursos, os da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Salgado Oliveira (UNIVERSO) e Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), todos criados depois de 2012. Registre-se que o curso de Biblioteconomia do CFB/UAB ainda não está em funcionamento. Observa-se que os cursos na modalidade a distância foram criados por instituições privadas que perceberam um nicho de mercado a ser explorado. Tais cursos abrangem regiões interioranas, suas mensalidades são acessíveis e apostam no crescimento do mercado de trabalho do bibliotecário tendo em vista a Lei Federal 12.244.

 

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Biografia do Autor

Orestes Trevisol Neto, Bibliotecário na UDESC/Pinhalzinho e docente no Curso de Biblioteconomia da UNOCHAPECÓ

Técnico em Administração pela Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná, graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, mestrando em Ciência da Informação - UFSC. Tutor presencial do curso de Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares UAB/CIN/UFSC, polo Florianópolis. Possui interesse em comunicação científica, bibliometria, cienciometria e institucionalização científica. Compõe o grupo de pesquisa,Núcleo de Estudos em Informação e Mediações Comunicacionais Contemporâneas - NEIMCOC

Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas Mattos, Coordenadora do curso de biblioteconomia da UNOCHAPECÓ

Graduada em Biblioteconomia habilitação em Gestão da Informação, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Desenvolveu sua pesquisa na área de formação do Bibliotecário em contextos multiculturais, com ênfase para Bibliotecas Escolares, Relações Étnico-Raciais, Educação Inclusiva e Sexualidade e Gênero, tendo publicado dois livros com os temas. Em 2013 e 2014, foi Consultora, através de termo de cooperação da UFSC, da SEPPIR - Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial DF e professora colaborada no departamento de Ciência da Informação da UDESC e UFSC. Também atuou como professora orientadora no Instituto Federal de Santa Catarina em cursos de Pós-graduação a distância, onde participou de projeto de pesquisa na área da educação abordando "o reconhecimento de saberes dos trabalhadores", onde também faz Especialização em Educação Profissional tecnológica. Empreendedora desde 2011 em sua micro empresa "Normalização Eficiente", trabalha com produção de materiais didáticos, coordenação de projetos, avaliação, planejamento e gestão estratégica, normalização e revisão e orientação de trabalhos acadêmico-científicos, organização documental e consultoria. Em 2015 passou a Coordenar o curso de Biblioteconomia na modalidade EAD da Unochapecó, onde também é docente. principais áreas: CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA: Gestão da Informação. Formação de bibliotecários. Biblioteca escolar, metodologia científica, normatização. Gestão da Informação - organização documental - arquivos. Mediação de leitura e contação de histórias. Gestão da informação em saúde. Direitos autorais e Acesso aberto. EDUCAÇÃO : Educação e tecnologia. Educação a distância - EAD. Educação de Jovens e Adultos EJA e PROEJA. Educação Inclusiva. Reconhecimento e certificação de saberes.Educação das relação Étnico Raciais. Educação e multiculturalismo.

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Publicado

29-12-2016

Como Citar

Trevisol Neto, O., Mattos, M. de C. do C. M., & Silva, M. C. da R. F. da. (2016). Graduações de Biblioteconomia na modalidade à distância no Brasil: dados iniciais da pesquisa. Revista ACB, 21(3), 903–915. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1258

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina