As contribuições da documentação no desenvolvimento das práticas bibliotecárias em biblioteca universitária: diálogos com Paul Otlet

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal do Espírito Santo
  • Élida Mara Mascarenhas Pieri Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Bibliotecas universitárias, Documentação, Práticas documentárias, Universalização do conhecimento

Resumo

Este estudo versa acerca das práticas documentárias propostas pela Documentação e refletidas por Otlet e a adesão dessas práticas pelas bibliotecas universitárias da contemporaneidade. Objetiva analisar essas práticas no âmbito de uma biblioteca universitária, destacando os produtos e serviços oferecidos pela referida unidade de informação. Para tanto, apresenta referencial teórico breve sobre os princípios da Documentação com base nas teorias de Otlet e realiza pesquisa documental e observação em um contexto real, haja vista perceber/identificar, no referido contexto, as práticas documentárias elucidadas pela literatura. Em linhas gerais, constataram-se inúmeras práticas documentárias realizadas no ambiente in loco, confirmando que a maioria desses fazeres é realizado no setor de processamento técnico, por meio da elaboração de registros catalográficos, resumos e resenhas, como também a confecção de outros documentos, como manuais de serviço, boletins bibliográficos e livro de Normalização. Além disso, a unidade utiliza de recursos informatizados no intuito de permitir uma maior aproximação entre os usuários, tais como catálogos e bases de dados eletrônicos, assim como o uso das redes sociais, de modo que, por meio do compartilhamento, amplia-se o acesso à informação, por conseguinte, a geração de novos conhecimentos e documentos, tendência essa que confirma a concretização dos ideais de universalização propostos por Otlet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Atualmente, é instrutor de cursos sobre Normalização e Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial no Departamento de Pessoas da UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do projeto elaboração e implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos de Minas Gerais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); membro do grupo de pesquisa Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos, financiado pelo CNPQ; atua no ramo da consultoria informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas, cursos e treinamentos sobre metodologia científica e leciona nos cursos de Biblioteconomia e Administração; e é revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES . Tem experiência na área de consultoria de acervos bibliográficos, normalização e revisão de trabalhos científicos. Realiza pesquisa em diferentes temáticas da Ciência da Informação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação continuada, tratamento da informação, fazer bibliotecário, tecnologia da informação, formação e desenvolvimento de coleções e organização da informação e do conhecimento, com foco nas novas formas de representação e linguagem documentária direcionadas à gestão de coleções digitais.

Élida Mara Mascarenhas Pieri, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Especialista em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior (GIFES) pela Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Bacharel em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Newton Paiva (2008). Servidora técnico-administrativa em educação da UFMG desde 2011 e Secretária Geral da Escola de Ciência da Informação desde 2014.

Downloads

Publicado

2017-04-11

Como Citar

Santa Anna, J., & Pieri, Élida M. M. (2017). As contribuições da documentação no desenvolvimento das práticas bibliotecárias em biblioteca universitária: diálogos com Paul Otlet. Revista ACB, 22(1), 38–49. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1265