O contexto organizacional e seus reflexos no desenvolvimento de coleções: um estudo à luz das diferentes modalidades de bibliotecas

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Acervo bibliográfico, Formação e desenvolvimento de coleções, Gestão de coleções, Política de desenvolvimento de coleções.

Resumo

A formação e o desenvolvimento de coleções em bibliotecas constituem um processo que vem sofrendo alterações ao longo dos tempos e que deve ser gerido com criteriosidade, haja vista viabilizar qualidade aos materiais incorporados ao acervo bibliográfico. Mesmo havendo diversas recomendações propostas pela literatura quanto às atividades de formar e desenvolver coleções, a realidade das bibliotecas costuma ser divergente em alguns aspectos. Portanto, este estudo objetiva analisar as atividades imbuídas nesse processo, realizadas em quatro distintas bibliotecas, contemplando as modalidades: pública, escolar, especializada e universitária. Pretende-se, através de análise comparativa de dados, apresentar a dispersão de procedimentos realizada na formação e desenvolvimento das coleções das respectivas bibliotecas analisadas. Através de entrevista aos gestores dessas unidades, constatou-se que em cada modalidade de biblioteca, ou em cada contexto organizacional/institucional, os procedimentos que sustentam o processo de formar e desenvolver coleções são diferenciados, sendo que, boa parte das atividades realizadas pela biblioteca especializada e universitária está condizente com as recomendações propostas pela literatura, enquanto que na biblioteca pública e escolar, a realidade é bem destoante. Infere-se que, mesmo sendo influenciadas pelo contexto organizacional/institucional, faz-se imprescindível o estabelecimento de uma política para formar e desenvolver coleções, de modo a facilitar a gestão das coleções e o desenvolvimento equilibrado do acervo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Atualmente, é instrutor de cursos sobre Normalização e Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial no Departamento de Pessoas da UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do projeto elaboração e implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos de Minas Gerais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); membro do grupo de pesquisa Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos, financiado pelo CNPQ; atua no ramo da consultoria informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas, cursos e treinamentos sobre metodologia científica e leciona nos cursos de Biblioteconomia e Administração; e é revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES . Tem experiência na área de consultoria de acervos bibliográficos, normalização e revisão de trabalhos científicos. Realiza pesquisa em diferentes temáticas da Ciência da Informação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação continuada, tratamento da informação, fazer bibliotecário, tecnologia da informação, formação e desenvolvimento de coleções e organização da informação e do conhecimento, com foco nas novas formas de representação e linguagem documentária direcionadas à gestão de coleções digitais.

Downloads

Publicado

11-04-2017

Como Citar

Santa Anna, J. (2017). O contexto organizacional e seus reflexos no desenvolvimento de coleções: um estudo à luz das diferentes modalidades de bibliotecas. Revista ACB, 22(1), 5–22. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1267