O contexto organizacional e seus reflexos no desenvolvimento de coleções: um estudo à luz das diferentes modalidades de bibliotecas

Jorge Santa Anna

Resumo


A formação e o desenvolvimento de coleções em bibliotecas constituem um processo que vem sofrendo alterações ao longo dos tempos e que deve ser gerido com criteriosidade, haja vista viabilizar qualidade aos materiais incorporados ao acervo bibliográfico. Mesmo havendo diversas recomendações propostas pela literatura quanto às atividades de formar e desenvolver coleções, a realidade das bibliotecas costuma ser divergente em alguns aspectos. Portanto, este estudo objetiva analisar as atividades imbuídas nesse processo, realizadas em quatro distintas bibliotecas, contemplando as modalidades: pública, escolar, especializada e universitária. Pretende-se, através de análise comparativa de dados, apresentar a dispersão de procedimentos realizada na formação e desenvolvimento das coleções das respectivas bibliotecas analisadas. Através de entrevista aos gestores dessas unidades, constatou-se que em cada modalidade de biblioteca, ou em cada contexto organizacional/institucional, os procedimentos que sustentam o processo de formar e desenvolver coleções são diferenciados, sendo que, boa parte das atividades realizadas pela biblioteca especializada e universitária está condizente com as recomendações propostas pela literatura, enquanto que na biblioteca pública e escolar, a realidade é bem destoante. Infere-se que, mesmo sendo influenciadas pelo contexto organizacional/institucional, faz-se imprescindível o estabelecimento de uma política para formar e desenvolver coleções, de modo a facilitar a gestão das coleções e o desenvolvimento equilibrado do acervo.


Palavras-chave


Acervo bibliográfico; Formação e desenvolvimento de coleções; Gestão de coleções; Política de desenvolvimento de coleções.

Texto completo:

PDF


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.