O bibliotecário como agente cultural: experiência vivida na biblioteca Argentina Lopes Tristão de Domingos Martins (ES)

Autores

  • Meri Nadia Marques Gerlin Universidade Federal do Espírito Santo
  • Welington Barcellos

Palavras-chave:

Atividade bibliotecária, Ação Cultural, Agente cultural, Gestão cultural.

Resumo

Relatar experiência sobre o planejamento de atividades culturais a partir das ações da Biblioteca Pública do município de Domingos Martins no Espírito Santo, vivenciada pela bibliotecária dessa instituição, torna-se objetivo desta comunicação. Trata-se de uma pesquisa descritiva que assumiu os contornos de um estudo de caso, para tanto, utilizou-se de um questionário estruturado com a finalidade de realizar entrevistas com a gestora cultural da Biblioteca Pública Argentina Lopes Tristão. Os resultados demonstraram que a bibliotecária inicialmente trabalhou no planejamento de um momento de animação cultural, cujo objetivo era o entretenimento durante a implantação do projeto. Diante da postura profissional de quem realizou um projeto de ação cultural, a bibliotecária se coloca como agente cultural, permitindo, apesar das dificuldades encontradas pelo caminho, que o projeto tivesse uma imagem positiva perante a sociedade que recebeu o projeto de braços abertos. O projeto também despertou o interesse pela leitura da comunidade em geral e, assim, a biblioteca passou a ser mais vista pela sociedade, tendo visibilidade. Com isso, tornou-se possível concluir que este estudo deve servir de modelo para profissionais da área cultural e para os sujeitos da academia continuarem as investigações no âmbito desta temática que não se esgota com a realização desta pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meri Nadia Marques Gerlin, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Adjunto do Departamento de Biblioteconomia do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo (2007). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2015), mestre em Educação (2006) e bacharel em Biblioteconomia (1998) pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Welington Barcellos

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015).

Downloads

Publicado

2017-04-11

Como Citar

Gerlin, M. N. M., & Barcellos, W. (2017). O bibliotecário como agente cultural: experiência vivida na biblioteca Argentina Lopes Tristão de Domingos Martins (ES). Revista ACB, 22(1), 118–135. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1276

Edição

Seção

Relato de experiência