Jesse Shera: entre citações e bibliografia

Autores

  • Keitty Rodrigues Vieira Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Elaine Rosangela de Oliveira Lucas Professora Adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) e do Departamento de Biblioteconomia (DBI)
  • Andre Vieira de Freitas Araujo Professor do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG-FACC-UFRJ)

Palavras-chave:

Jesse Shera. Ciência da Informação - Vertente humanística. Jesse Shera - Bibliografia.

Resumo

Este trabalho identifica, por meio da produção científica especializada, a apropriação de Jesse Shera feita pelo campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação por meio de citações, bem como contribui ao campo com a apresentação de uma Bibliografia do autor. As obras foram recuperadas a partir da utilização de cinco bases de dados: a Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), o Repositório BENANCIB, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, a Library and Information Science Abstracts (LISA) e a Library, Information Science & Technology Abstracts (LISTA). Foi realizada a análise do corpus para verificar em quais subcampos esses documentos se concentram. Para isso, adotou-se as subáreas utilizadas para a formação dos grupos de trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Por fim, observaram-se as categorias de citação onde Shera é mencionado. As contribuições encontradas foram de cunho teórico e voltaram-se para os Estudos Históricos e Epistemológicos e para a Gestão da Informação e do Conhecimento, indo ao encontro das áreas mais desenvolvidas pelo autor no decorrer de sua carreira profissional. Devido ao grande número de citações categorizadas como ‘confirmativas’, pode-se inferir que o pesquisador é utilizado para legitimar alguma ideia ou afirmação dos autores que o citam. Também foi possível a elaboração de uma Bibliografia, contendo as obras de publicação formal de Jesse Shera, composta por 130 referências, formando um rico material que poderá ser utilizado em futuros estudos como fonte de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keitty Rodrigues Vieira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bacharel em Biblioteconomia - Hab. em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Elaine Rosangela de Oliveira Lucas, Professora Adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) e do Departamento de Biblioteconomia (DBI)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação da USP com estágio sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid (UC3M). Possui Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Andre Vieira de Freitas Araujo, Professor do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG-FACC-UFRJ)

Doutorando em Ciência da Informação e Mestre em História Social pela USP; Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UNESP.

Downloads

Publicado

31-07-2017

Como Citar

Vieira, K. R., Lucas, E. R. de O., & Araujo, A. V. de F. (2017). Jesse Shera: entre citações e bibliografia. Revista ACB, 22(2 ESPECIAL), 208–226. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1307