Letramento informacional por meio da pesquisa escolar: relato de uma oficina com o 5º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Michelle Claudino Pires Universidade Ferderal do Rio Grande do Sul
  • Uíliam Teixeira Terra Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo apresenta e avalia a realização de uma oficina de Pesquisa Escolar com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo da atividade é o letramento informacional. Partindo de uma questão determinada pela professora, a oficina baseou-se em apresentação de fontes de informação e suas características; na seleção de fontes adequadas; oportunizou a prática da seleção das fontes, a sistematização da informação e a escrita do resultado da pesquisa, articulando e referenciando as informações selecionadas; por fim, a apresentação do trabalho. A oficina foi baseada em Kuhlthau (2004) e seu diferencial é o processo, com passos de pesquisa definidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Claudino Pires, Universidade Ferderal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Letras (Uniritter, 2017-). Especialista em Teoria e Prática da Formação de Leitor (UERGS, 2015). Bacharela em Biblioteconomia (UFRGS, 2012). Bibliotecária no Colégio Marista Assunção

Uíliam Teixeira Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2016). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. É Bibliotecário no Colégio Marista Roque

Downloads

Publicado

24-07-2018

Como Citar

Pires, M. C., & Terra, U. T. (2018). Letramento informacional por meio da pesquisa escolar: relato de uma oficina com o 5º ano do Ensino Fundamental. Revista ACB, 23(2), 189–205. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1344