A importância do currículo lattes como ferramenta que representa a ciência, tecnologia e inovação no país

Autores

Palavras-chave:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Plataforma Lattes. Currículo Lattes.

Resumo

A pesquisa tem por objetivo demonstrar a importância da criação do Currículo Lattes como uma ferramenta que auxilia na gestão e tomada de decisão para as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação no país. O sistema de Currículo Lattes é considerado um repositório rico de informações sobre a trajetória pessoal, profissional científica e tecnológica do Brasil. Metodologicamente, utiliza-se de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, mediante técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Constata-se que, atualmente a base de dados do Currículo Lattes conta com cerca de 4.750.000 currículos, apresentando um aumento significativo de currículos registrados desde seu lançamento por meio da Plataforma Lattes, além de sua importância para o ingresso no mercado de trabalho e para quem pretende seguir carreira acadêmica, visto que, na maioria dos casos, o mesmo serve de pré-requisito para candidatos que disputam bolsas de pesquisas, financiamento de projetos e processos seletivo. Por fim, o Currículo Lattes contempla o registro do que se produz cientificamente em âmbito nacional, auxiliando dessa forma na gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Silvana dos Santos Estácio, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Linha de pesquisa: Organização, representação e mediação da informação e do conhecimento, Eixo: Produção e comunicação da informação. Mestre em Ciência da Informação pela UFSC (2016). Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela UFSC (2015). Bacharel em Biblioteconomia pela UFSC (2012). Faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Competência em Informação (GPCIn), Grupo de Pesquisa em Informação, Tecnologia e Sociedade (GRITS) e Grupo de Bibliotecários da Área Escolar de Santa Catarina (GBAESC).

Downloads

Publicado

31-07-2017

Como Citar

Estácio, L. S. dos S. (2017). A importância do currículo lattes como ferramenta que representa a ciência, tecnologia e inovação no país. Revista ACB, 22(2 ESPECIAL), 300–311. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1353