A literatura dentro da escrita: as obras de Guimarães Rosa na construção de João: o menino Rosa e João, Joãozinho, Joãozito: o menino encantado

Autores

  • Alexandre Leidens Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Pato Branco (UTFPR).
  • Fabiano Tadeu Grazioli Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim e Faculdade Anglicana de Erechim (FAE).
  • Eliane Santana Dias Debus Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Palavras-chave:

Guimarães Rosa. Infância. Intertextualidade.

Resumo

Este artigo propõe-se a refletir sobre a literatura de Guimarães Rosa dentro de duas publicações que se baseiam em sua biografia e obra: João: o menino rosa, de Lúcia Fidalgo (2011), e João, Joãozinho, Joãozito: o menino encantado, de Cláudio Fragata (2016). Esta última é uma obra literária juvenil que tem como enredo a biografia de Guimarães Rosa narrada de forma a entrelaçar sua própria vida com sua literatura. A primeira é uma biografia para crianças que também se aproxima da obra roseana. Nos dois casos, há uma intertextualidade evidente com a obra de Guimarães Rosa, a qual estará ligada, no caso de Fidalgo (2011), ao o conto A terceira margem do rio, da obra Primeiras Estórias, ao passo que em Fragata (2016), a relação ocorrerá com a novela Campo Geral, da obra Manuelzão e Miguilim. A intertextualidade será concebida a partir dos estudos de Jenny (1979) e Reis (1981). O objetivo, por fim, é verificar como os autores concebem o seu processo de criação, tendo em vista a utilização da obra roseana, num percurso que nomeamos, neste trabalho, de “literatura dentro da escrita”, uma liberdade que tomamos para caracterizar a intertextualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Leidens, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Pato Branco (UTFPR).

Mestrando em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Pato Branco (UTFPR).

Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim e Faculdade Anglicana de Erechim (FAE).

Doutorando em Letras na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Letras pela mesma instituição. Professor do Departamento de Linguística, Letras e Artes da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS  e da Faculdade Anglicana de Erechim/RS (FAE).

Eliane Santana Dias Debus, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

11-04-2017

Como Citar

Leidens, A., Grazioli, F. T., & Debus, E. S. D. (2017). A literatura dentro da escrita: as obras de Guimarães Rosa na construção de João: o menino Rosa e João, Joãozinho, Joãozito: o menino encantado. Revista ACB, 22(1), 77–88. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1362