O agir comunicativo de Habermas em bibliotecas comunitárias: uma análise reflexiva sob a luz da mediação

Autores

  • Katia Viana Cavalcante Universidade Federal do Amazonas
  • André Luiz Avelino da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Felipe Vlaxio Lopes Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Biblioteca comunitária. Mediação. Teoria da Ação Comunicativa.

Resumo

O artigo trata de reflexão sobre bibliotecas comunitárias à luz da Teoria da Ação Comunicativa. Os autores usaram a vivência em projeto de extensão para analisar, com base no agir comunicativo de Habermas, o papel do bibliotecário enquanto mediador da disseminação da informação no universo das bibliotecas comunitárias, bem como a interação social entre os membros da comunidade a partir dos trabalhos de mediação. Como norte, questiona-se se biblioteca comunitária é capaz de contribuir para emancipação de seus interagentes. O resultado da reflexão culmina da importância do mediador atuando frente às particularidades dos interagentes da biblioteca em sua diversidade étnica, religiosa, socioeconômica, etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Viana Cavalcante, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Desenvolvimento Sustentável (UnB-2013), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP-1998). Professora da Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Informação e Comunicação.

André Luiz Avelino da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduando do 8º período de Biblioteconomia.

Felipe Vlaxio Lopes, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM), graduado em Biblioteconomia (UFAM-2017). Professor da Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Informação e Comunicação.

Downloads

Publicado

29-12-2017

Como Citar

Cavalcante, K. V., Silva, A. L. A. da, & Lopes, F. V. (2017). O agir comunicativo de Habermas em bibliotecas comunitárias: uma análise reflexiva sob a luz da mediação. Revista ACB, 22(3), 534–547. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1365