Confiabilidade informacional nos conteúdos online: perfil dos estudantes de Biblioteconomia da UDESC

Autores

  • Leonardo Ripoll Tavares Leite Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Julibio David Ardigo Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Confiabilidade informacional. Disseminação de informações nas redes sociais. Graduandos de Biblioteconomia – UDESC.

Resumo

O artigo apresenta um estudo de caso sobre a questão da confiabilidade informacional pelo olhar da maioria dos graduandos de Biblioteconomia da UDESC em 2016. Abordam-se conceitualmente as questões atuais sobre a disseminação de informações on-line. Em seguida, apresentam-se os resultados da aplicação do questionário sobre leitura e compartilhamento de informações nas redes sociais com o grupo participante. A análise descritiva dos dados foi feita a partir das respostas obtidas, além de terem sido testadas algumas associações entre as variáveis. Conclui-se que é necessária uma criticidade maior na forma como se leem e se disseminam as informações no atual contexto, e propõe-se que mais investigações semelhantes sejam feitas na área, a fim de se traçar um perfil mais abrangente de como o profissional da informação brasileiro lida com a leitura e o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Ripoll Tavares Leite, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduado em Biblioteconomia - Gestão da Informação (UDESC). Cursou também Sistemas de Informação e Psicologia. Atualmente é Bibliotecário-documentalista na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Julibio David Ardigo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção (2004) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou estágio pós-doutoral na University of Victoria (2015). Professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina. É líder do grupo de pesquisa LabTIC (Laboratório de Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicadas).

Downloads

Publicado

24-07-2018

Como Citar

Leite, L. R. T., & Ardigo, J. D. (2018). Confiabilidade informacional nos conteúdos online: perfil dos estudantes de Biblioteconomia da UDESC. Revista ACB, 23(2), 267–288. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1412

Edição

Seção

Relato de pesquisa