Análise das publicações na área de organização e tratamento da informação à luz dos resumos

Autores

  • Lais Pereira de Oliveira Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Organização da informação. Tratamento da informação. Artigo de periódico. Resumo documentário.

Resumo

Analisa as publicações na área de organização e tratamento da informação a partir de seus resumos. Objetiva perceber em que medida os resumos seguem os padrões documentários de elaboração – em temática tão relevante na Biblioteconomia e Ciência da Informação – sobretudo a partir das diretrizes estabelecidas pela norma nacional de resumo publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Enquanto pesquisa bibliográfica de cunho exploratório-descritivo, caracteriza-se por abordagem quanti-qualitativa, com tratamento estatístico dos dados e aplicação de análise de conteúdo sobre as produções. O levantamento contemplou artigos de periódicos da área de Ciência da Informação, publicados em edições normais das revistas ao longo do ano de 2017. Os resultados indicam que as produções seguem algumas das normativas, como o delineamento de objetivo, método e resultados, o uso de parágrafo único e, o emprego de frases concisas e afirmativas nos resumos. Alguns elementos cruciais como conclusão, frase significativa e sobre a categoria do documento, verbos na voz ativa e na terceira pessoa do singular e, caráter informativo do resumo, precisam ser melhor observados. Conclui-se que as publicações no campo investigado podem ser potencializadas a partir de resumos mais consistentes, bem como a própria prática profissional refletida por este.Analisa as publicações na área de organização e tratamento da informação a partir de seus resumos. Objetiva perceber em que medida os resumos seguem os padrões documentários de elaboração – em temática tão relevante na Biblioteconomia e Ciência da Informação – sobretudo a partir das diretrizes estabelecidas pela norma nacional de resumo publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Enquanto pesquisa bibliográfica de cunho exploratório-descritivo, caracteriza-se por abordagem quanti-qualitativa, com tratamento estatístico dos dados e aplicação de análise de conteúdo sobre as produções. O levantamento contemplou artigos de periódicos da área de Ciência da Informação, publicados em edições normais das revistas ao longo do ano de 2017. Os resultados indicam que as produções seguem algumas das normativas, como o delineamento de objetivo, método e resultados, o uso de parágrafo único e, o emprego de frases concisas e afirmativas nos resumos. Alguns elementos cruciais como conclusão, frase significativa e sobre a categoria do documento, verbos na voz ativa e na terceira pessoa do singular e, caráter informativo do resumo, precisam ser melhor observados. Conclui-se que as publicações no campo investigado podem ser potencializadas a partir de resumos mais consistentes, bem como a própria prática profissional refletida por este.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lais Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Downloads

Publicado

2018-07-24

Como Citar

Oliveira, L. P. de. (2018). Análise das publicações na área de organização e tratamento da informação à luz dos resumos. Revista ACB, 23(2), 245–266. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1423