Formação e capacitação profissional do bibliotecário terceirizado: resgatando realidades

Autores

Palavras-chave:

Gestão de bibliotecas universitárias. Gestão do capital humano. Terceirização. Capacitação profissional. Desenvolvimento profissional.

Resumo

Apresenta investigações acerca da realidade encontrada em Bibliotecas Setoriais da Universidade Estadual do Ceará, situadas em Limoeiro do Norte, Iguatu e Quixadá. Investigam-se como os novos gestores, bibliotecários terceirizados, encaram os desafios de iniciar o processo de gerenciamento informacional (pela primeira vez, na maioria das unidades), o choque de realidades, o gerenciamento do capital humano e, por fim, o que é necessário para melhorar o desempenho desses administradores nessas unidades informacionais. Sugere-se uma mudança de postura das instituições em apoiar mais efetivamente a capacitação e atualização de seus profissionais, construindo políticas de apoio ao desenvolvimento do trabalho terceirizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gicelle de Souza Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro. Coordenadora de Coord. de Biblioteca do Instituto Federal de Alagoas, campus Palmeira dos Índios.

Downloads

Publicado

28-12-2018

Como Citar

Silva, G. de S. (2018). Formação e capacitação profissional do bibliotecário terceirizado: resgatando realidades. Revista ACB, 23(3), 430–446. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1440