Ações de combate ao plágio desenvolvidas pelas bibliotecas universitárias da região Nordeste

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca universitária. Plágio. Bibliotecas-serviços. Bibliotecas-produtos.

Resumo

Este trabalho mapeia e apresenta as ações de combate ao plágio desenvolvidas pelas bibliotecas das universidades federais da região Nordeste do Brasil. O mapeamento abarcou as atividades realizadas nos últimos três anos (2015-2017) e foi realizado junto a totalidade das bibliotecas universitárias das universidades federais da região. A coleta de dados foi realizada nos sites das bibliotecas e foram identificadas ações de combate ao plágio distribuídas em quatro categorias: apoio à normalização, estímulo ao uso de construtores e gerenciadores de referência, estímulo ao uso de softwares antiplágio e realização de eventos sobre o tema. Os dados coletados demonstram que as ações desenvolvidas ainda ocorrem de maneira incipiente, na maioria das instituições pesquisadas, indo pouco além do tradicional apoio à normalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel Lima dos Santos, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Mestranda em Biblioteconomia (UFCA). Especialista em Gestão Pública (Unisul). Graduada em Biblioteconomia (UFC). Bibliotecária na Universidade Federal do Ceará.

Áreas de Interesse: Biblioteca Universitária; Serviço de Referência; Tecnologias da Informação e da Comunicação; Mídias Sociais; Estudos Históricos e Epistemológicos da Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Santos, I. L. dos. (2018). Ações de combate ao plágio desenvolvidas pelas bibliotecas universitárias da região Nordeste. Revista ACB, 23(3), 460–464. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1456