Arquivologia em foco temático na Revista ACB: uma análise da produção científica de 1996 a 2017

Autores

  • Suênia Oliveira Mendes Universidade Federal do Maranhão Universidade Federal de Santa Catarina
  • Graziella Cé Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
  • Ana Paula Alves Soares Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Produção científica da Arquivologia. Revista ACB. Temática da Arquivologia.

Resumo

Produção científica da Arquivologia. O objetivo do trabalho foi identificar os temas da produção científica da Arquivologia na Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, no período de 1996 a 2017. A pesquisa foi descritiva documental, por meio do método quanti-qualitativo, com cálculo dos valores relativos e absolutos e com técnica de análise do conteúdo como parâmetro para a qualificação temática conforme esquema de Couture, Martineau e Ducharme, em 2000. O universo constituiu-se de 35 publicações feitas na Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, 1996 a 2017. Os resultados demonstraram uma predominância temática em: Funções Arquivísticas e Tecnologias e a pouca quantidade de publicações na área da Arquivologia. Considera-se que os dados do estudo servem para evidenciar que a Arquivologia deve ser melhor explorada por este periódico como área afim da Biblioteconomia. Em termos de titulação observa-se predominância de comunicação científica de autores estudantes de graduação e professores. Além disso, verifica-se    que a formação dos autores permite perceber o entendimento dos profissionais da Arquivologia como integrantes da interdisciplinaridade da Ciência da Informação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suênia Oliveira Mendes, Universidade Federal do Maranhão Universidade Federal de Santa Catarina

possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2004) , especialização em Gestao de Arquivos pela Universidade Federal do Maranhão (2006) e mestrado em Administração - linha estratégia e inovação pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (2013). Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina . Atualmente é BIBLIOTECARIO/DOCUMENTALISTA da Universidade Federal do Maranhão, Subcomissão de Avaliação/SESU/MEC Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Coordenadora Administrativa de Bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão, Membro do Conselho Curador da FSADU do Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA e Professora de metodologia científica do Instituto Florence de Ensino Superior. Tem experiência na área de Ciência da Computação , com ênfase em Sistemas de Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Inovação, Intermediário da inovação, usuário da inovação, Bibliotecária.

Graziella Cé, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Arquivista da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA. Especialista em Gestão de arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Patrimônio Cultural linha Documental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenadora do Arquivo da UFCSPA, presidente da Comissão Permanente de Avaliação Documental e titular da Sub-Comissão do SIGA/ MEC. Integrante do grupo de pesquisa CNPq: Ged/A-Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos.

Ana Paula Alves Soares, Universidade Federal de Santa Catarina

Arquivista da Universidade Federal de Santa Catarina.  Graduação em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Especialização em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Mendes, S. O., Cé, G., & Soares, A. P. A. (2018). Arquivologia em foco temático na Revista ACB: uma análise da produção científica de 1996 a 2017. Revista ACB, 23(3), 465–472. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1462