Práticas de incentivo à leitura em livrarias gaúchas: livraria exercendo papel de bibliotecas?

Autores

  • Franciny Bom Reis de Souza FURG
  • Renata Braz Gonçalves

Palavras-chave:

Biblioteconomia. Livraria. Mediação da leitura. Ação cultural. Hora do conto

Resumo

A investigação buscou verificar a ocorrência de práticas de mediação da leitura em livrarias gaúchas, através da análise do material de divulgação das livrarias disponibilizado na internet. Foi utilizada, para esse trabalho, a Análise de Conteúdo de Bardin como referencial teórico para análise de uma amostra aleatória de seis livrarias. Como resultados, verificou-se que as livrarias, principalmente as de pequeno porte, estão em crescente investimento de ações que extrapolam a simples venda de livros, efetuando atividades de mediação e promoção da leitura, como: teatro, hora do conto, saraus e etc. O aumento de ações realizadas por esses estabelecimentos parece estar diretamente relacionado às lacunas oriundas da inexistência ou escassez de recursos de bibliotecas públicas e escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciny Bom Reis de Souza, FURG

Franciny- Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

 

Renata Braz Gonçalves

Renata- Doutora em Educação. Professora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Downloads

Publicado

01-04-2019

Como Citar

Souza, F. B. R. de, & Gonçalves, R. B. (2019). Práticas de incentivo à leitura em livrarias gaúchas: livraria exercendo papel de bibliotecas?. Revista ACB, 24(1), 33–49. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1507