Práticas de incentivo à leitura em livrarias gaúchas: livraria exercendo papel de bibliotecas?

Franciny Bom Reis de Souza, Renata Braz Gonçalves

Resumo


A investigação buscou verificar a ocorrência de práticas de mediação da leitura em livrarias gaúchas, através da análise do material de divulgação das livrarias disponibilizado na internet. Foi utilizada, para esse trabalho, a Análise de Conteúdo de Bardin como referencial teórico para análise de uma amostra aleatória de seis livrarias. Como resultados, verificou-se que as livrarias, principalmente as de pequeno porte, estão em crescente investimento de ações que extrapolam a simples venda de livros, efetuando atividades de mediação e promoção da leitura, como: teatro, hora do conto, saraus e etc. O aumento de ações realizadas por esses estabelecimentos parece estar diretamente relacionado às lacunas oriundas da inexistência ou escassez de recursos de bibliotecas públicas e escolares.


Palavras-chave


Biblioteconomia. Livraria. Mediação da leitura. Ação cultural. Hora do conto

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Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

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