Percepção dos servidores que atuam nas bibliotecas dos IFs Goiano acerca do marketing de relacionamento: uso e aplicabilidade em bibliotecas

Autores

  • Hevellin Estrela IF Goiano
  • Bethânia Oliveira Silva IF Goiano
  • Johnathan Pereira Alves Diniz IF Goiano

Palavras-chave:

Marketing. Marketing de relacionamento. IF Goiano. Bibliotecas

Resumo

Este artigo traz alguns conceitos do que vem a ser marketing de relacionamento e sua contribuição na satisfação de usuários de bibliotecas. Tem por objetivo pesquisar sobre a percepção dos servidores das bibliotecas do IF Goiano no que diz respeito ao Marketing de Relacionamento. A possibilidade de adoção desta técnica nas unidades do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) do IF Goiano, se caso exista, qual seria a metodologia empregada para a sua utilização, ou como se pode utilizar caso não haja aplicabilidade na prática. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, aplicação de um questionário semiestruturado, tratando-se de uma pesquisa qualitativa e de estudo de percepção das respostas. Através da pesquisa realizada verificou-se que há confusão entre o que realmente vem a ser o marketing de relacionamento e sua aplicabilidade nas bibliotecas do SIBi do IF Goiano por parte dos servidores que nela atuam.

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Biografia do Autor

Hevellin Estrela, IF Goiano

Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: profissional da informação, relação universidade-empresa, incubadoras de empresas, inovação tecnológica, gestão do conhecimento. Assim como na organização de bibliotecas e arquivos, monitoramento ambiental e busca bibliográfica, além da atuação em bibliotecas universitárias. Formação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás, com pós-graduação lato sensu em Docência na Educação Superior, pelo Centro Universitário - IESB. Curso técnico em administração. Já atuou como conselheira da Associação dos Bibliotecários de Goiás - ABG. Atualmente é servidora pública federal como auxiliar de Biblioteca e busca conhecer e entender melhor a atuação do profissional bibliotecário

Bethânia Oliveira Silva, IF Goiano

Possui especialização em Biblioteconomia pela Faculdade Internacional Signorelli (2013). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (2011). Trabalhou como vendedora na empresa Wal Mart Supercenter - Brasil entre os anos de 2007 a 2012 . Atuou como assistente em documentação no Grupo Jaime Camara- TV Anhaguera (2012-2013) . Atualmente é Bibliotecária/documentalista e exerce a função de coordenadora da biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) - Campus Urutaí.

Johnathan Pereira Alves Diniz, IF Goiano

Mestre em Comunicação pela Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (2017), na linha de pesquisa Mídia e Cultura. Especialista em Biblioteconomia pela Faculdade Internacional Signorelli (2013). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (2007). Trabalhou como estagiário de Biblioteconomia na Biblioteca Pública Estadual Pio Vargas (2006-2007). Atuou como Bibliotecário na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG) entre os anos de 2008 a 2010. Foi Auxiliar de Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) (2010-2012). Desde 2012 é Bibliotecário-Documentalista e Supervisor do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, exercendo suas atividades na Reitoria da Instituição

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Publicado

28-12-2018

Como Citar

Estrela, H., Silva, B. O., & Diniz, J. P. A. (2018). Percepção dos servidores que atuam nas bibliotecas dos IFs Goiano acerca do marketing de relacionamento: uso e aplicabilidade em bibliotecas. Revista ACB, 23(3), 388–402. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1509