Presença da temática LGBTI+ nos catálogos de bibliotecas das IFES no Ceará

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias. Diversidade sexual. Informação LGBTI .

Resumo

Apresenta resultados de pesquisa descritiva e bibliográfica/documental sobre a temática diversidade sexual nos catálogos on-line das bibliotecas das quatro instituições federais de ensino superior no Ceará: Universidade Federal do Ceará, da Universidade Federal do Cariri, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Objetiva identificar o acervo disponível sobre a temática, bem como relacionar de que forma essas obras são recuperadas no catálogo. Os resultados apontam a pouca presença da temática LGBTI+ no acervo dessas instituições. O cruzamento de dados dos termos utilizados na pesquisacom os obtidos no levantamento bibliográfico/documentalsuscitam algumas questões, por exemplo, sobre o amplo uso do termo em desuso ‘homossexualismo’ no campo assunto na catalogação das obras recuperadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gláucio Barreto de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri. Bibliotecário da Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Bibliotecário da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

28-12-2018

Como Citar

Lima, G. B. de, & Santos, R. N. R. dos. (2018). Presença da temática LGBTI+ nos catálogos de bibliotecas das IFES no Ceará. Revista ACB, 23(3), 473–486. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1517

Edição

Seção

Relato de pesquisa