O paradigma social da Ciência da Informação: o fenômeno da pós-verdade e as fake news nas mídias sociais

Mirela Souza Tobias, Elisa Cristina Delfini Corrêa

Resumo


Os avanços tecnológicos trouxeram mudanças significativas no contexto da ciência da informação, entre as novas ferramentas, destaca-se as mídias sociais. Elas têm sido muito utilizadas por facilitar o processo de comunicação e disseminar rapidamente informações. A partir dessas mídias, frequentemente são espalhadas notícias falsas (fake news), assim também se verifica com frequência a ocorrência de uma forte adesão a esse tipo de inverdades, o que chamamos de fato alternativo. O artigo discute a relação entre o paradigma social da ciência da informação ao contexto atual das mídias sociais, em especial, no que tange aos fenômenos de fake news e pós-verdade.


Palavras-chave


Ciência da informação. Paradigma social. Mídias sociais. Fake news. Pós-verdade.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.