Patrimônio bibliográfico: a experiência de uma biblioteca de museu narrada por seus profissionais

Autores

  • Clarissa Afonso Silveira Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul (MusCap)
  • Lucas Troglio Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul.

Palavras-chave:

Museu dos Capuchinhos. Biblioteca. Livros raros. Ações educativas.

Resumo

O texto trata da experiência de um ano de atividades na Biblioteca do Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, Brasil. O objetivo deste artigo foi refletir sobre as possibilidades de ampliação do envolvimento do variado público do Museu com o seu acervo de livros raros, através de ações educativas franqueadas à comunidade. Nesse sentido, apresentam-se os recursos humanos e materiais do Museu e da sua Biblioteca e as particularidades técnicas e políticas com respeito ao trabalho envolvendo o patrimônio cultural. Como conclusão, evidencia-se a necessidade de um esforço permanente para ajudar a comunidade a melhor conhecer e interagir com o acervo da Biblioteca do Museu, como determina a missão da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Afonso Silveira, Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul (MusCap)

Bacharel em Biblioteconomia e Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Pesquisadora do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento “Observatório de Educação da UCS”. Bibliotecária no Museu dos Capuchinhos

Lucas Troglio, Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul.

Licenciado em História pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professor de História da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. E-mail: lucas-troglio@bol.com.br.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

Silveira, C. A., & Troglio, L. (2019). Patrimônio bibliográfico: a experiência de uma biblioteca de museu narrada por seus profissionais. Revista ACB, 24(1), 249–265. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1542

Edição

Seção

Relato de experiência