Vivência de Biblioterapia com os alunos do terceiro ano da E.E.B Intendente José Fernandes: relato de experiência

Autores

  • Sibelly Maria Cavalheiro Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. https://orcid.org/0000-0001-9402-748X
  • Jonatas Edison da Silva Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
  • Ana Carla Bilhar Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Palavras-chave:

Biblioterapia. Leitura. Contação de história. Leitura – função terapêutica.

Resumo

Este trabalho tem como tema a utilização do método biblioterapêutico em alunos do terceiro ano de uma escola pública de Florianópolis - SC. A questão de pesquisa que norteia este estudo é aplicação da biblioterapia e possíveis resultados para os participantes. Quanto ao objetivo, trata-se de um estudo que se organiza para proporcionar a reflexão do tema bullying entre os alunos, facilitar a socialização e estimular o diálogo. A metodologia da pesquisa se deu em caráter exploratório, por meio de levantamento de informações na escola escolhida para vivência, em busca de informações gerais sobre os alunos e levantamento bibliográfico acerca do tema. Os resultados alcançados foram positivos, por meio da atividade lúdica e conversa, o que possibilitou perceber os efeitos da literatura sobre os ouvintes, evidenciando a importância da biblioterapia como um método eficaz e que traz frutos significantes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sibelly Maria Cavalheiro, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Graduanda do curso de Arquivologia na Universidade Federal e Santa Catarina, possuindo experiência com documentos empresarias e atualmente estagiando no Nucleo de Documentação Institucional da Faculdade CESUSC.

Downloads

Publicado

01-04-2019

Como Citar

CAVALHEIRO, S. M.; SILVA, J. E. da; BILHAR, A. C. Vivência de Biblioterapia com os alunos do terceiro ano da E.E.B Intendente José Fernandes: relato de experiência. Revista ACB, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 297–304, 2019. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1548. Acesso em: 5 fev. 2025.

Edição

Seção

Relato de experiência