Biblioteca escolar e formação de leitores: relato de experiência de mediação de leitura em Libras para ouvintes

Cristina Troller, Marina Marostica Finatto, Rosemeri Hammes Forgiarin

Resumo


O presente trabalho visa a compartilhar uma experiência bem-sucedida de mediação de leitura na biblioteca escolar com a Língua Brasileira de Sinais, realizada no Colégio Marista Santa Maria, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A mediação foi realizada pelas educadoras que atuam nesse espaço com turmas de 2º, 3º e 4º ano do Ensino Fundamental I, no intuito de contribuir para a formação de leitores críticos e que compreendam a leitura em suas múltiplas formas, além de apresentá-los à língua de sinais e facilitar a comunicação deles com uma auxiliar de biblioteca da escola que é surda. Partimos do proposto por Zilberman (1982) e Freire (1989), que compreendem a leitura de forma ampla, contemplando a leitura de mundo. Além disso, trazemos Dantas (2019) e Lois (2010), sobre mediação de leitura e a importância da leitura literária, além de Roca (2012) e Moraes et al (2015) sobre o papel desempenhado pela biblioteca escolar. Também corroboramos com a ideia defendida em Pereira e Bortolin (2016), que considera a Língua Brasileira de Sinais como uma importante forma de comunicação a uma grande parcela da população. Percebemos que houve uma mudança no comportamento dos estudantes e professores em relação à LIBRAS e à educadora surda que atua no espaço da biblioteca. Além disso, salientamos que a atividade demonstrou ser de grande valor para esta última, que se sentiu valorizada em seu ambiente de trabalho e apontamos para a necessidade de realização de mais ações similares à apresentada.


Palavras-chave


Mediação da leitura. Língua Brasileira de Sinais. Formação do Leitor. Biblioteca Escolar.

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Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

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