Biblioterapia com os gestores de uma Escola de Educação Básica de Chapecó (SC): relato de experiência

Autores

  • Cristiane Aparecida Ramos do Prado Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Críchyna da Silva Madalena Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Resumo

Resumo: A vivência biblioterapêutica na escola e principalmente com os estudantes é importante, no entanto, também é preciso estender essa ação para os profissionais que atuam nesse ambiente. A biblioterapia com os gestores de uma instituição escolar tem a intenção de amenizar as aflições no ambiente de trabalho. Diante disso, o presente relato de experiência descreve uma sessão biblioterapêutica aplicada na gestão de uma escola de educação básica de Chapecó (SC).  Para a execução de tal atividade foram usadas técnicas de relaxamento, sons da natureza, leitura de poesia, leitura de história, diálogo e finalizou-se com entrega de lembrancinha. O objetivo geral constituiu na aplicação de atividade biblioterapêutica com o grupo de gestores da escola, e assim aliviar um pouco as tensões ocasionadas pelo cotidiano no trabalho. Dessa maneira, usou-se a metodologia incutida na ‘pesquisa-ação’, a qual consiste na participação ativa do pesquisador/aplicador de Biblioterapia, na qual, analisou-se as narrativas da direção sobre desafios enfrentados diariamente no ambiente escolar. Os resultados foram atingidos, pois as lágrimas derramadas demonstraram que principalmente a catarse durante o diálogo, que se efetivou. Considera-se que o resultado foi positivo, e os três elementos principais da biblioterapia: identificação, catarse e introspecção foram plenamente absorvidos durante toda a sessão.

Palavras-chaves: Biblioterapia. Gestores escolares. Biblioterapia-Identificação. Biblioterapia-Catarse. Biblioterapia-Introspecção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Aparecida Ramos do Prado, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Cristiane do Prado nasceu em Francisco Beltrão, Paraná. Formou-se em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo em 2002. Em 2 07 concluiu a pós-graduação em nível de Especialização em Jornalismo – Linguagens Contemporâneas e Novas Tecnologias. Em 2019 estará concluindo o curso de Biblioteconomia e em 2020 uma nova pós-graduação Lato Sensu em
Produção Literária. Já participou de organização de livros infantis e poéticos. Além disso foi selecionada para participar de inúmeros editais de Antologias poéticas e de contos.

Críchyna da Silva Madalena, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestre em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2018). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é Professora e Tutora no curso de Biblioteconomia EaD da Unochapecó e integrante da Equipe Multidisciplinar da Educação a Distância (EaD) da mesma instituição. Áreas de interesse: Empreendedorismo, Atuação, Ensino e Formação na Biblioteconomia, Educação a Distância (EaD).

Downloads

Publicado

20-08-2019

Como Citar

Prado, C. A. R. do, & Madalena, C. da S. (2019). Biblioterapia com os gestores de uma Escola de Educação Básica de Chapecó (SC): relato de experiência. Revista ACB, 24(2), 450–455. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1598

Edição

Seção

Relato de experiência