Arquivologia e Biblioteconomia: diferenças na atuação profissional e no tratamento de seus objetos

Autores

Palavras-chave:

Arquivologia, Biblioteconomia, Objeto científico, Prática profissional

Resumo

O artigo busca introduzir algumas diferenças conceituais entre a biblioteconomia e a arquivologia. Para avançar a discussão, apresenta os objetos científicos de ambas as ciências e as diferenças na prática profissional de arquivistas e bibliotecários. Para o estabelecimento do recorte, consideraram-se, além do objeto científico e da atuação profissional, o significado de usuário e de acesso e as diferenças destes em ambos os saberes. Como resultado apresenta um quadro comparativo entre os elementos-chave analisados e conclui que, apesar das convergências entre as áreas, as diferenças são marcadas por práticas profissionais com demandas e universos ainda distintos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Lara dos Santos Coelho, Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. (PPGCI-UFF).

Arquivista. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense. Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense.

Asy Pepe Sanches Neto, Universidade Federal Fluminense. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Doutorado em Ciência da Informação (cursando).

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense. Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

09-04-2020

Como Citar

Coelho, A. C. L. dos S., & Sanches Neto, A. P. (2020). Arquivologia e Biblioteconomia: diferenças na atuação profissional e no tratamento de seus objetos. Revista ACB, 25(1), 41–59. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1623