Relato de experiência na biblioteca da Fundação Alfredo da Matta: interlocuções com o bibliotecário

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca da Fundação Alfredo da Matta. Interlocuções com o bibliotecário. Relato de experiência.

Resumo

Resumo: Descreve as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado realizado por discentes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas, executado na biblioteca especializada em Dermatologia, Hanseníase e ISTs da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (FUAM). Objetivo: Apresentar as atividades praticadas no estágio por meio de interlocuções com o bibliotecário, explicitando as visões deste em relação ao estágio que é realizado por discentes do curso na FUAM, quanto à relevância do estágio para a construção de conhecimento no aprendizado dos discentes, bem como para o seu intelecto profissional, dentre outras questões que permeiam este processo. Metodologia: A metodologia caracteriza-se como descritiva, tendo em vista que busca descrever como o fenômeno do estágio supervisionado no curso de Biblioteconomia se caracteriza por meio de interlocuções com o bibliotecário, aplicando um questionário com questões estruturadas de modo a identificar a visão do supervisor de estágio em relação as atividades que são desenvolvidas no ambiente, relacionando as experiências adquiridas com a teoria apresentada em sala de aula. Conclusões: Com base no relato apresentado, infere-se que a relação do estágio supervisionado com a biblioteca, o bibliotecário e os discentes do curso é de efetivo aprendizado para ambas as partes, inferindo-se que a habilidade prática ligada à teoria contribui efetivamente para o constructo intelectual de todos os envolvidos neste processo dinâmico de estágio.

Palavras-chave: Biblioteca da Fundação Alfredo da Matta. Estágio supervisionado. Interlocuções com o bibliotecário. Relato de experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Rebouças Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas.

Raquel Santos Maciel, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bibliotecária Documentalista da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Vanessa Silva de Araújo, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Nascimento, M. R., Maciel, R. S., & Araújo, V. S. de. (2020). Relato de experiência na biblioteca da Fundação Alfredo da Matta: interlocuções com o bibliotecário. Revista ACB, 25(3), 697–710. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1626

Edição

Seção

Relato de experiência