Indicadores bibliométricos na produção científica em periódicos brasileiros da Ciência da Informação no Estrato A1

Autores

  • Joana Carlos Beira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marília Catarina Andrade Gontijo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jorge Santa Anna Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-0709-3639
  • Benildes Coura Moreira Maculan Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Bibliometria, Indicadores bibliométricos, Atividade científica, Desenvolvimento científico.

Resumo

Os estudos bibliométricos vêm se consolidando como métodos rigorosos de pesquisa científica, cuja contribuição não está voltada, apenas, à quantificação da produção científica, mas a propósitos muito mais abrangentes. Esses estudos, por meio de indicadores, possibilitam identificar a qualidade, a atividade e o impacto científico, além das associações temáticas. O presente texto apresenta resultados finais de uma pesquisa de abordagem mista, que tem como objetivo analisar os indicadores utilizados nas pesquisas desenvolvidas pela Ciência da Informação, considerando os artigos publicados em periódicos brasileiros de classificação no estrato A1. A pesquisa se caracteriza como descritiva e bibliográfica, além de recorrer às técnicas bibliométricas e análise de conteúdo como procedimentos técnicos. A princípio, foi realizado levantamento bibliográfico, a fim de caracterizar Bibliometria e indicadores bibliométricos. Em seguida, procedeu-se à busca de artigos que abordassem o uso de indicadores, cujos trabalhos selecionados foram alinhados às tipologias de indicadores. Os resultados revelaram que o indicador de atividade científica contempla a maioria dos trabalhos analisados, e as conclusões demonstraram que todos os indicadores estão representados nas pesquisas publicadas no Brasil, confirmando o que está registrado na literatura, acerca das características de cada indicador, em que cada um deles apresenta enfoques e abordagens diferenciados, de modo que possibilitam mapear diversas variáveis relacionadas a uma área ou disciplina de conhecimento.

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Biografia do Autor

Joana Carlos Beira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em  Planificação e Administração e Gestão da Educação pela Universidade Pedagógica (Moçambique). Mestre em Administração pela Universidade do Vale de Itajaí (UNIVALI) e doutoranda em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como técnica administrativa na extinta
Universidade Pedagógica - delegação da Beira, atualmente Universidade Licungo (UNILICUNGO). 

Marília Catarina Andrade Gontijo, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestranda em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Atualmente, é instrutor de cursos sobre Normalização e Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial no Departamento de Pessoas da UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do projeto elaboração e implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos de Minas Gerais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); membro do grupo de pesquisa Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos, financiado pelo CNPQ; atua no ramo da consultoria informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas, cursos e treinamentos sobre metodologia científica e leciona nos cursos de Biblioteconomia e Administração; e é revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES . Tem experiência na área de consultoria de acervos bibliográficos, normalização e revisão de trabalhos científicos. Realiza pesquisa em diferentes temáticas da Ciência da Informação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação continuada, tratamento da informação, fazer bibliotecário, tecnologia da informação, formação e desenvolvimento de coleções e organização da informação e do conhecimento, com foco nas novas formas de representação e linguagem documentária direcionadas à gestão de coleções digitais.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8131480Z4

Benildes Coura Moreira Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Biblioteconomia. Professora no Curso de Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC), Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2020-07-22

Como Citar

Beira, J. C., Gontijo, M. C. A., Santa Anna, J., & Maculan, B. C. M. (2020). Indicadores bibliométricos na produção científica em periódicos brasileiros da Ciência da Informação no Estrato A1. Revista ACB, 25(2), 383–408. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1660