O uso das mídias sociais como estratégia de marketing nas bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba

Autores

Palavras-chave:

Marketing em mídias sociais. Bibliotecas universitárias. Mídias socias. Marketing.

Resumo

Resumo: A biblioteca pode ter nas mídias sociais uma estratégia de marketing aliada na disseminação de seus produtos e serviços e aproveitar seu potencial de alcance para criar um canal de comunicação direta com seus usuários. Objetivo: Tem como objetivo investigar a estratégia digital das bibliotecas em relação ao marketing em mídias sociais nas bibliotecas do Sistema de Bibliotecas (SISTEMOTECA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e identificar o estado atual da presença digital dessas bibliotecas nas mídias sociais Instagram, Facebook, Twitter e YouTube. Metodologia: A presente pesquisa possui natureza quanti-qualitativa e nível exploratório. As técnicas de pesquisa utilizadas são a bibliográfica e documental. O universo de estudo compreende as 22 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (SISTEMOTECA). Foi realizado o levantamento dos perfis das bibliotecas, em cada uma das mídias sociais escolhidas. Foram analisadas em quadros comparativos, para as mídias Facebook e Instagram, que possuem mais bibliotecas adeptas, e em texto corrido para as demais, YouTube e Twitter. Conclusões: Os critérios da análise foram apontados de acordo com o uso feito pela biblioteca com relação às outras do sistema, bem como às particularidades, objetivos e ferramentas disponíveis em cada mídia social, acompanhando capturas de tela para as observações mais pontuais.

 

Palavras-chave: Marketing em mídias sociais 1. Bibliotecas universitárias 2. Mídias socias 3. Marketing 4.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Sena da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Valmira Perucchi, Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB).

Bibliotecária do Instituto Federal da Paraíba - Campus João Pessoa.

Jobson Louis Santos de Almeida, Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Bibliotecário do Instituto Federal da Paraíba - Campus João Pessoa.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Silva, F. S. da, Perucchi, V., & Almeida, J. L. S. de. (2020). O uso das mídias sociais como estratégia de marketing nas bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba. Revista ACB, 25(3), 537–554. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1677