Entre livros e leitores: a ressignificação do livro na contemporaneidade

Autores

Palavras-chave:

Livro impresso, Livro digital, Coexistência, Contemporaneidade.

Resumo

O livro é um objeto historicamente situado em um contexto social, o qual lhe atribui valor. Ele já simbolizou poder e status, já traduziu lustro social, já foi um raro tesouro e, hoje, é um objeto usual de fácil acesso, sem, entretanto, abdicar de sua carga simbólica. Nos últimos tempos, apresenta-se, também, em formato digital, cuja aparição, decorrente dos avanços tecnológicos, colocou inclusive em dúvida a permanência do impresso. Entretanto, o tempo mostrou forte propensão à coexistência dos dois formatos, em especial, pelo fato de cada um deles apresentar funcionalidades que lhe são específicas. Este texto discute esse período de transição, a partir do posicionamento de que ocorreram modificações tanto no significado atribuído ao livro quanto nas práticas de leitura. O aporte teórico sustenta-se em estudos de Roger Chartier, Alberto Manguel, Lúcia Santaella e Martin Lyons. Entrevistas realizadas com um grupo de leitores, de diferentes idades, formações e funções servem de subsídio para clarificar o processo de ressignificação do livro na atualidade e a forma como é vista a coexistência das diferentes materialidades. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Célia Azevedo Lopes, Instituto Rio Branco - São Leopoldo/RS

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Licenciatura Plena em História pela Universidade Luterana do Brasil. Mestre em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale, Novo Hamburgo/RS.

Ernani Mügge, Universidade Feevale

Doutor em Letras (UFRGS), com pós-doutorado – PNPD/CAPES – em Cultura e Literatura (Universidade Feevale). Pesquisador e professor permanente do Programa em Processos e Manifestações Culturais e do Mestrado Profissional em Letras (Universidade Feevale).

Downloads

Publicado

2021-07-12

Como Citar

Azevedo Lopes, M. C., & Mügge, E. (2021). Entre livros e leitores: a ressignificação do livro na contemporaneidade. Revista ACB, 26(1), 1–16. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1691