Sistemas de gerenciamento de acervos em bibliotecas escolares: estudo de caso da migração do sistema e-book para o Pergamum

Autores

  • Gilmara de Fátima Pereira Silva Colégio Santo Agostinho, unidade Belo Horizonte Bibliotecária

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Sistema de Gerenciamento de Acervo (SGA), Migração de dados, Machine Readable Catalogin (MARC21).

Resumo

Resumo: O presente trabalho relata a experiência no processo de migração de dados entre os sistemas Ebook e Pergamum. Parte-se do contexto que demandou a necessidade de escolha por um novo sistema e definição dos principais aspectos dos critérios de seleção. Em seguida, destaca-se a participação e a interação entre os profissionais envolvidos no processo de migração de dados. Por fim, analisa a adequação dos dados a serem migrados na ótica do Machine Readable Catalogin (MARC21) e propõe soluções para as inconsistências identificadas. O relato de experiência se apresenta como um case que poderá ser um guia orientador para futuras demandas similares em outros ambientes de informação.

Palavras-chave: Biblioteca Escolar; Sistema de Gerenciamento de Acervo (SGA); Migração de dados; Machine Readable Catalogin (MARC21).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmara de Fátima Pereira Silva, Colégio Santo Agostinho, unidade Belo Horizonte Bibliotecária

Graduação em Biblioteconomia pela UFMG, especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares.

Experiência em Bibliotecas Universitárias, no serviço de referência e processamento técnico; em bibliotecas especializadas, atuando na indexação e recuperação de imagens digitais; em bibliotecas empresariais, na implantação de software livre para gerenciamento do acervo; e em Bibliotecas Escolares, em processamento técnico, referência e projetos de incentivo à leitura. Atualmente, atua em uma rede formada por bibliotecas escolares e especializadas, na qual participou ativamente do processo de migração/implantação do software Pergamum. Presta assessoria, para uma equipe de bibliotecários e auxiliares em questões relacionadas a tratamento da informação, treinamentos e uso/parametrização do sistema Pergamum. Desenvolve estudos ligados a representação da informação e serviço de referência, voltados para atendimento ao público escolar, como forma de melhorar a experiência do usuário na biblioteca.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Silva, G. de F. P. (2020). Sistemas de gerenciamento de acervos em bibliotecas escolares: estudo de caso da migração do sistema e-book para o Pergamum. Revista ACB, 25(3), 711–728. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1698

Edição

Seção

Relato de experiência