As bibliotecas escolares da rede pública estadual do município de Florianópolis – Santa Catarina: relato de pesquisa

Autores

  • Viviane Carolina de Paula PPGInfo/UDESC
  • Maria Lourdes Blatt Ohira CRB-14
  • Orestes Trevisol Neto UDESC

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar

Resumo

Em março de 2017, o Diagnóstico das Bibliotecas Escolares em Santa Catarina foi iniciado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia - 14º Região. O objetivo dessa pesquisa é analisar os dados coletados durante as visitas de fiscalização às bibliotecas das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino, localizadas no município de Florianópolis. Foi utilizado um formulário para coleta das informações, com base nos parâmetros para bibliotecas escolares e na Lei 12.244/2010. Foi possível inferir que as condições foram consideradas, em sua maioria, no nível básico, em função das condições ambientais, ausência de um padrão de organização do acervo, pouca diversificação de serviços e atividades oferecidas pelas bibliotecas, e, principalmente, a ausência de profissionais capacitados e qualificados na gestão das bibliotecas escolares. Espera-se que a sociedade, os profissionais, os gestores públicos e os órgãos de classe juntem esforços no sentido de fazer cumprir a Lei 12.244/2010 e mudar a conduta cultural com relação às bibliotecas escolares, tornando-as instrumentos de apoio ao processo ensino-aprendizagem e um espaço lúdico para ler, escrever, sonhar e criar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Carolina de Paula, PPGInfo/UDESC

Graduada em Biblioteconomia, com Habilitação em Gestão da Informação, pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2004). Atuou como Bibliotecária Fiscal do Conselho Regional de Biblioteconomia 14ª Região (SC), entre outubro/2016 a dezembro/2018 (11ª e 12ª Gestão). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Legislação profissional, Órgãos de Classe, Biblioteca escolar, Lei nº12.244/2010, Santa Catarina e Bibliotecário Escolar. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC), atuando nos seguintes temas: Ética, Ética Profissional, Órgãos de Classe, Sistema CFB/CRB.

Maria Lourdes Blatt Ohira, CRB-14

Mestrado em Biblioteconomia na área de concentração de Planejamento e Administração de Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP (1998). Especialização em Gestão de Arquivos Públicos e Empresariais pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2004). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1976). Foi professora titular do Curso de Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Professora Aposentada do Departamento de Biblioteconomia da UDESC. Conselheira no Conselho Regional de Biblioteconomia 14ª Região, 11ª e 12ª Gestão. 

Downloads

Publicado

22-07-2020

Como Citar

de Paula, V. C., Ohira, M. L. B., & Trevisol Neto, O. (2020). As bibliotecas escolares da rede pública estadual do município de Florianópolis – Santa Catarina: relato de pesquisa. Revista ACB, 25(2), 409–425. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1699

Edição

Seção

Relato de pesquisa