Uma reflexão sobre a importância do patrimônio carcerário como herança cultural brasileira

Autores

  • Daniela Rahhal Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, Patrimônio carcerário, Preservação do Patrimônio cultural.

Resumo

Resumo: O patrimônio cultural de um país representa a identidade e preserva a memória de seus diferentes grupos, por meio da salvaguarda de elementos materiais e imateriais, que podem ser objetos, documentos, locais, rituais e/ou expressões, por exemplo. Entre os diferentes tipos de patrimônio cultural, encontra-se o patrimônio carcerário, do qual trata-se de elementos oriundos do sistema penitenciário, que refletem a história de todos os indivíduos envolvidos nos processos prisionais. Desta forma, o patrimônio carcerário deve ser preservado, devido a sua grande carga de memória e identidade. Contudo, no Brasil há deficiência nas políticas públicas de preservação dos elementos carcerários, em muitos casos, o Governo e/ou grupos políticos tendem a esconder informações procedentes dos processos prisionais brasileiros. Sendo assim, o presente estudo busca fazer uma reflexão sobre a importância da preservação do patrimônio carcerário, discorrer sobre a falta de políticas públicas brasileiras e apontar exemplos de patrimônios carcerários preservados, existentes no Brasil.

 

Palavras-chave: Patrimônio cultural. Patrimônio carcerário. Preservação do Patrimônio cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Rahhal, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Rahhal, D. (2020). Uma reflexão sobre a importância do patrimônio carcerário como herança cultural brasileira. Revista ACB, 25(3), 531–536. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1707