Atuação profissional na percepção dos discentes de biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: Investigações sob os papéis de chefe ou líder

Autores

Palavras-chave:

Educação. Memória. bibliotecário. Análise de Conteúdo.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo principal verificar qual o entendimento dos discentes do Curso de Biblioteconomia, do turno matutino da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, no que tange às funções institucionais que o bibliotecário pode desempenhar no âmbito do papel de chefe e/ou líder. Além disso, pretende-se também verificar quais são as possibilidades de atuação profissional que os estudantes vislumbram para o profissional bibliotecário. A metodologia se baseia na análise de conteúdo das respostas que os discentes forneceram em uma atividade, de caráter  não obrigatório, proposta em sala de aula. Apesar de ser uma atividade extra, a mesma contribuiria para a avaliação da disciplina intitulada Introdução à Psicologia. Como resultados argumenta-se que o bibliotecário é eminentemente percebido como líder, contudo há limites em relação às possibilidades de inserção profissional, pois as respostas dos discentes oscilam em apenas um local de atuação: a própria biblioteca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Medeiros Kornalewski, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Mestre em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social, vinculado a linha Memória e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2015). Doutor em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social, vinculado a linha Memória, Subjetividade e Criação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016). Especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2015) e bibliotecário no Centro de Estudos sobre tabaco e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz. Membro da Rede Nacional de Tanatologia (RNT) e membro do Comitê Executivo da Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares em Memória Social. Possui experiência em gerenciamento de biblioteca, com ênfase em serviços de informação, análise da informação e memória institucional. No âmbito acadêmico, participa do grupo de pesquisa O lugar do trauma nas fraturas de memória, desenvolvendo pesquisas nas seguintes linhas: os efeitos da prisão na ambientação do egresso do sistema penal no retorno à liberdade e violência e trauma social: acontecimento traumático, fraturas de memória e descontinuidade histórica.

 

Francisco Ramos de Farias, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel e Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), Especialista em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Psicologia, área Motivação e Aprendizagem pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1983) e Doutor em Psicologia, área Psicologia Cognitiva, pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1987). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2. Atualmente é consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), professor associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social. Consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Assessor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Secretário Geral da ANINTER-SH de 2015 a 2018. Publicou pela Editora Revinter: Histeria e Psicanálise, A pesquisa nas ciências do sujeito e Psicose: ensaios clínicos; pela Editora 7Letras: Por que, afinal, matamos?; pela Editora Contracapa: Apontamentos em Memória Social; pela Editora Juruá: Trauma, Memória e Violência em coautoria com Glaucia Regina Vianna e pela Editora Lumen Juris: Punição e Prisão: ensaios críticos em coautoria com Lobelia da Silva Faceira; pela Editora Mauad X Educação, Memória e História organizado em pareceria com Leandro Garcia Pinho e Violência: bricolagem, memória, escrita organizado com Glaucia Regina Vianna e Sofia Deebora Levy e Designíos do poder pela editora Letra Capital, organizado com Leila Dupret. Participou de bancas de concursos públicos, de dissertações e teses. Apresentou em programas jornalísticos de televisão (Rede Globo, TVE, CNT) a pesquisa sobre criminalidade, violência e trauma. Apresentou matérias em jornais e semanários. Pesquisa atualmente sobre a temática violência, educação prisional, trauma e memória social. Participação em congressos nacionais e internacionais. Publicações em periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: crime, desejo, memória social, criminalidade e perversão. 

 

Downloads

Publicado

22-07-2020

Como Citar

Kornalewski, A. M., & Farias, F. R. de. (2020). Atuação profissional na percepção dos discentes de biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: Investigações sob os papéis de chefe ou líder. Revista ACB, 25(2), 340–364. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1712