Um repositório digital para “Zininho”: uma proposta de preservação da memória e identidade cultural de Florianópolis

Autores

  • Ana Claudia Perpétuo de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eliete Gonçalves

Palavras-chave:

Repositório digital. Identidade cultural – Florianópolis. Memória. Zininho.

Resumo

Resumo: Este estudo objetiva investigar a relevância de um repositório digital para o poeta Cláudio Alvim Barbosa, o “Zininho”, para o fortalecimento da identidade cultural de Florianópolis. Para tanto utiliza a pesquisa bibliográfica a partir da abordagem das temáticas cultura, cultura popular, memória, identidade cultural, repositório digital, além de expor brevemente sobre a relevância da vida e obra do personagem que tanto retratou a cidade de Florianópolis. Conclui que o estudo em torno da memória de Zininho justifica a preservação e disseminação do acervo que registra vida reunido em um repositório de acesso livre que esteja disponível para toda população no órgão público da cultura local.

 

Palavras-chave: Repositório digital. Identidade cultural – Florianópolis. Memória. Zininho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Perpétuo de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Ed. Artística - Habilitação em Música pela UDESC e em Biblioteconomia pela UFSC. Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações, Mestre e Doutoranda em Ciência da Informação pela UFSC. Professora do Depto de Ciência da Informação/UFSC.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Oliveira, A. C. P. de, & Gonçalves, E. (2020). Um repositório digital para “Zininho”: uma proposta de preservação da memória e identidade cultural de Florianópolis. Revista ACB, 25(3), 653–666. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1715