Interlocuções entre Leitura e Ciência da Informação: análise de dissertações e teses sobre leitura literária no âmbito da CI

Jéssica Patrícia Silva de Sá, Claudio Paixão Anastácio de Paula

Resumo


Resumo: O presente artigo objetivou apresentar e analisar um levantamento bibliográfico de pesquisas em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Informação, cujo objeto de estudo é a leitura literária, de forma a constatar quais perspectivas estão sendo abordadas nas investigações da Ciência da Informação brasileira. O levantamento foi realizado na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Como resultado, foram identificados 28 trabalhos sobre leitura literária, que foram analisados, em primeira instância, de forma quantitativa. Em uma segunda etapa, os trabalhos foram analisados quanto ao seu conteúdo, sendo elencados em quatro categorias: Estudos sobre leitura no viés da atuação profissional e institucional; Estudos das práticas de leitura sob o prisma do leitor; Análise de políticas públicas de leitura; Estudos pautados em aspectos históricos da leitura e levantamentos bibliográficos. Conclui-se que as pesquisas encontradas reforçam as múltiplas abordagens e possibilidades de interlocução entre Estudos sobre Leitura e a Ciência da Informação.

 

Palavras-chave: Leitura literária. Leitura- estudos. Ciência da Informação – produção científica sobre leitura literária.


Palavras-chave


Leitura literária. Ciência da Informação.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.