Análise de convergências entre projetos de promoção do acesso ao livro e à leitura voltados para crianças de 0 a 5 anos e os campos de experiências para a Educação Infantil na BNCC

Everton da Silva Camillo

Resumo


Resumo: A promoção dos livros e da leitura no meio social deve ser concebida como atividade ininterrupta a fim de que as pessoas, desde muito novas, se valham da cultura escrita e das suas benesses para coatuarem e coparticiparem em sociedade. Os projetos de promoção do acesso aos livros e à leitura se constituem, portanto, como “incubadoras” desse hábito, em meio às tentativas para contornar o baixo índice de leitores no Brasil. Assim, desejou-se investigar o quão aderentes são as metas de projetos de promoção do acesso ao livro e à leitura voltados para crianças de 0 a 5 anos de idade dos campos de experiências para a Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, a pesquisa partiu de duas hipóteses, sendo a nula (H0) e a alternativa (H1). Objetivo: A pesquisa objetivou constatar se há aderências significativas entre as metas dos projetos de promoção do acesso ao livro e à leitura voltados para crianças de 0 a 5 anos de idade e os campos de experiências para a Educação Infantil na BNCC. Metodologia: Os níveis de pesquisa empregados neste estudo são o exploratório e o descritivo. Sua abordagem é qualiquantitativa. O método Análise de Conteúdo (AC) foi utilizado. Resultados: Não se rejeitou a H0. Percebeu-se haver maior predomínio de metas voltadas à escuta, à fala, ao pensamento, à imaginação, aos traços, aos sons, às cores e às formas. Menor ênfase houve às metas que se referem ao eu, ao outro e ao nós, bem como aos espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Não houve registro para o campo de experiências que trata do corpo, gestos e movimentos. Por essa razão, considerou-se que haver maior ênfase em alguns campos experienciais do que em outros não desfavorece as aproximações saudáveis entre projetos de promoção do acesso ao livro e à leitura e os campos de experiências para a Educação Infantil. Conclusão: Conclui-se que mesmo que não haja diferenças significativas entre as metas de projetos de promoção do acesso ao livro e à leitura voltados para crianças de 0 a 5 anos de idade e os campos de experiências para a Educação Infantil na BNCC, é desejável que projetos desse tipo para o público-alvo nessa faixa etária e etapa da Educação Básica foquem a valorização da literatura nos seus aspectos estético e simbólico, bem como a (res)significação o objeto livro. Assim, as crianças podem aprender e se desenvolver em meio ao universo literário sem que lhes seja saqueada a potencialidade de tornarem-se leitoras bem-sucedidas das letras e do mundo.

 

Palavras-chave: Promoção da Leitura. Projetos de Leitura. Base Nacional Comum Curricular. Campos de Experiências. Educação Infantil.


Palavras-chave


Promoção da leitura. Projetos de leitura. Base Nacional Comum Curricular. Campos de experiências. Educação Infantil

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.