Bibliotecas universitárias e usuários surdos: adequação de serviços e produtos

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias. Usuários surdos. Serviços e produtos de bibliotecas.Bibliotecas universitárias. Usuários surdos. Serviços e produtos de bibliotecas.

Resumo

Analisa os serviços e/ou produtos oferecidos pela Biblioteca José de Alencar da Faculdade de Letras (BJA/FL) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para estudantes surdos da Instituição. Pesquisa de caráter exploratório e quali-quantitativo, adotando-se pesquisa bibliográfica e documental e de questionário como método de coleta de dados. Identificou que a BJA/FL oferece poucos serviços ou produtos voltados para os estudantes surdos. Evidenciou a demanda por profissional que saiba Libras na biblioteca. Recomenda a busca por informações acerca da comunidade surda; a capacitação em Libras e a divulgação de serviços e produtos com enfoque nos estudantes surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Lopes Corrêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nysia Oliveira de Sá, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Políticas públicas e formação humana pela UERJ;  Universidade Federal do Rio de Janeiro; professora do magistério superior; Av. Pasteur,450 - Praia Vermelha, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2021-09-15

Como Citar

Corrêa, S. L., & Sá, N. O. de. (2021). Bibliotecas universitárias e usuários surdos: adequação de serviços e produtos. Revista ACB, 26(2), 1–20. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1756

Edição

Seção

Relato de pesquisa