A pandemia de COVID-19 e o impacto nos serviços das Bibliotecas Públicas do Estado de Santa Catarina

Autores

Resumo

A chegada da pandemia ocasionada pelo vírus COVID-19, no início de 2020, tem causado efeitos alarmantes no mundo todo, modificando a maneira de ser e de agir das pessoas nos diversos segmentos, entre eles, o das bibliotecas públicas. A presente pesquisa constitui-se um estudo de caso, com o instrumento de coleta de dados um questionário com quinze perguntas, com o objetivo de responder a seguinte questão: quais os serviços prestados pelas bibliotecas públicas das dez cidades mais populosas de Santa Catarina foram criados e/ou modificados a partir da pandemia de Covid-19? Os resultados da análise indicam que a maioria das bibliotecas analisadas se adequaram à realidade do momento vivido, criando mecanismos para cumprir com sua função de promotora do conhecimento. De certa forma, a pandemia trouxe a luz o baixo investimento nas bibliotecas públicas no que se refere aos cuidados com as equipes, ao espaço físico que elas ocupam e a ausência de aquisição de novas tecnologias, denotando a realidade na dificuldade de políticas públicas voltadas para o setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Franciscatto

Licenciatura em Pedagogia e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÒ).

Marcelo Votto Texeira

Professor no Curso de Biblioteconomia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÒ). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PGCIN/UFSC), Mestre em Educação (UCS), Especialista em Didática e Metodologia para o Ensino Superior (Anhanguera) e Bacharel em Biblioteconomia (FURG).

Downloads

Publicado

15-09-2021

Como Citar

Franciscatto, S., & Texeira, M. V. (2021). A pandemia de COVID-19 e o impacto nos serviços das Bibliotecas Públicas do Estado de Santa Catarina. Revista ACB, 26(2), 1–15. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1762