Mulheres negras vítimas de violência doméstica: a visibilidade dada sobre a temática na Biblioteconomia e Ciência da Informação

Autores

Palavras-chave:

Violência contra a mulher negra. Mulher negra. Violência contra mulheres. Informação. Biblioteconomia. Ciência da Informação.

Resumo

O objetivo deste estudo é discutir sobre a informação como subsídio ao combate à violência, a qual assola majoritariamente as mulheres negras na sociedade brasileira. Para tal, identificou-se em trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, a partir de 2010, os que abordam a temática ou que auxiliam na reflexão sobre informação e combate às violências. Caracteriza-se a pesquisa como descritiva, exploratória, bibliográfica e de abordagem quali-quantitativa. Os dados coletados referem-se a um universo de pesquisa de 3.469 trabalhos no evento. Destaca-se, que deste montante foram recuperados apenas nove trabalhos que abordam a temática. Diante disto, os trabalhos recuperados na pesquisa são importantes para o mundo teórico e prático da atuação bibliotecária e dos diversos profissionais da informação, em prol da mediação da informação visando a prevenção e o combate à violência contra as mulheres negras brasileiras. Voltar atenção para esta temática, faz-se importante e trata-se da missão e atuação ético-política dos profissionais da informação visto que se sabe dos preconceitos, dos privilégios de branquitude, do racismo e machismo estrutural e estruturante que predominam na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kariane Regina Laurindo, UDESC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em gestão da informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo/UDESC). Graduada em Biblioteconomia com Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Daniella Camara Pizarro, UDESC

Professora adjunta do Departamento de Biblioteconomia e Informação (DBI /FAED) da Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC. Professora no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo/FAED/UDESC). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

06-01-2022

Como Citar

Laurindo, K. R., & Pizarro, D. C. (2022). Mulheres negras vítimas de violência doméstica: a visibilidade dada sobre a temática na Biblioteconomia e Ciência da Informação. Revista ACB, 26(4), 1–20. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1806