Mulheres negras vítimas de violência doméstica: a visibilidade dada sobre a temática na Biblioteconomia e Ciência da Informação

Kariane Regina Laurindo, Daniella Camara Pizarro

Resumo


O objetivo deste estudo é discutir sobre a informação como subsídio ao combate à violência, a qual assola majoritariamente as mulheres negras na sociedade brasileira. Para tal, identificou-se em trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, a partir de 2010, os que abordam a temática ou que auxiliam na reflexão sobre informação e combate às violências. Caracteriza-se a pesquisa como descritiva, exploratória, bibliográfica e de abordagem quali-quantitativa. Os dados coletados referem-se a um universo de pesquisa de 3.469 trabalhos no evento. Destaca-se, que deste montante foram recuperados apenas nove trabalhos que abordam a temática. Diante disto, os trabalhos recuperados na pesquisa são importantes para o mundo teórico e prático da atuação bibliotecária e dos diversos profissionais da informação, em prol da mediação da informação visando a prevenção e o combate à violência contra as mulheres negras brasileiras. Voltar atenção para esta temática, faz-se importante e trata-se da missão e atuação ético-política dos profissionais da informação visto que se sabe dos preconceitos, dos privilégios de branquitude, do racismo e machismo estrutural e estruturante que predominam na sociedade.


Palavras-chave


Violência contra a mulher negra. Mulher negra. Violência contra mulheres. Informação. Biblioteconomia. Ciência da Informação.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.