Histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo à leitura: Um estudo de caso sobre a gibiteca da Biblioteca Pública Arthur Vianna em Belém do Pará

Autores

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos, gibiteca, incentivo a leitura, biblioteca publica Arthur Vianna

Resumo

Estudo sobre as histórias em quadrinhos como suporte informacional de incentivo à leitura no Brasil, tendo por objetivo geral demonstrar a importância das histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo à leitura no contexto das gibitecas, e como objetivos específicos: a) analisar adaptações literárias às HQs que propiciam o despertar do pensamento crítico, aproximando o leitor com a obra original; b) discutir sobre o papel das gibitecas como atividade à promoção do incentivo à leitura; c) avaliar de que forma a gibiteca da Biblioteca Pública Arthur Vianna no ano de 2019, contribuiu no incentivo à leitura. Utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica, explicativa, descritiva, além de ser um estudo de caso, a análise de dados ocorreu por meio de coleta documental, em relatórios mensais de públicos e atividades desenvolvidas na gibiteca, histórico etc., seguindo as etapas: de pré-analise, exploração do material e o tratamento dos dados. Constatou-se que as histórias em quadrinhos tem importante papel no que diz respeito ao incentivo à leitura no Brasil, considerando que na gibiteca da Biblioteca Pública Arthur Vianna em Belém do Pará tem sido amplamente importante nesse contexto, pois desenvolve atividades que corroboram com essa ideia, e faz isso por meio de realização de eventos, recebendo visitas de instituições e individuais, e disponibilizando estrutura e acervo acessíveis que possibilitaram conforto e comodidade aos seus usuários. Concluiu-se, portanto nessa pesquisa que as histórias em quadrinhos no contexto das gibitecas, quando bem gerenciadas em suas atividades, podem ser usadas como uma ferramenta adicional no universo do incentivo à leitura nesse País.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marise Teles Condurú, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental, Professora Adjunta da Universidade Federal do
Pará (UFPA), Faculdade de Biblioteconomia, e Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Sociedade e Meio
Ambiente. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4545-4199

Downloads

Publicado

15-06-2022

Como Citar

Baía, M. F., & Condurú, M. T. (2022). Histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo à leitura: Um estudo de caso sobre a gibiteca da Biblioteca Pública Arthur Vianna em Belém do Pará. Revista ACB, 27(1), 1–26. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1811