Ensino Remoto Emergencial na disciplina de Organização, Sistemas e Métodos em Unidades de Informação: relato das práticas pedagógicas para formação discente

Autores

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial, COVID-19, Práticas pedagógicas, Tecnologias de informação e comunicação.

Resumo

Discute questões relacionadas às mudanças de processos em decorrência do novo coronavírus (COVID-19), pautando a migração do ensino presencial para o ensino remoto emergencial, com enfoque nas práticas pedagógicas docentes. Levanta-se como problemática questões voltadas à adaptação, flexibilidade e aprendizagem durante o ensino remoto. Objetiva-se relatar como foi operacionalizado  as atividades de ensino remoto no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Ceará. Deste modo configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, onde utiliza-se formulários eletrônicos como instrumento de coleta de dados para analisar, compreender e avaliar os procedimentos remotos de ensino, no que tange ao acesso às tecnologias de informação e comunicação e as atividades e avaliações propostas no decorrer do semestre letivo. O estudo resulta em práticas exitosas, evidenciando a necessidade e importância da flexibilização e adaptação da disciplina para um bom desempenho dos discentes durante o ensino remoto emergencial. Por fim, conclui-se que o ensino remoto é uma realidade latente no âmbito educacional e que cabe ao docente transformar e ressignificar as práticas pedagógicas para um novo formato, descobrindo e inventando novas metodologias mediadas pela tecnologia de informação e comunicação.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra, Universidade Federal do Ceará

outora em Educação pela Univeraidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Departamento de Ciência da Informação da UFC. Líder do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento em Ambientes Educacionais.

Italo Teixeira Chaves, Universidade Federal do Ceará.

Graduando em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Membro do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento em Ambientes Educacionais.

Downloads

Publicado

2022-01-06

Como Citar

Guerra, M. A. M. A., & Chaves, I. T. (2022). Ensino Remoto Emergencial na disciplina de Organização, Sistemas e Métodos em Unidades de Informação: relato das práticas pedagógicas para formação discente. Revista ACB, 26(4), 1–21. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1822

Edição

Seção

Relato de experiência