Inovação e Sustentabilidade nas Bibliotecas Universitárias de Alagoas

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca Universitária, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Ciência da Informação.

Resumo

O desenvolvimento sustentável é motivo de preocupação e debates a nível global compreendendo todas as esferas seja pública, privada, ONGs, sociedades e cidadãos, todos intimados a assumirem o compromisso em repensar suas práticas de forma que contribua para a redução e o consumo de recursos naturais. Nesse contexto, estão as bibliotecas universitárias que necessitam inovar em seus serviços e produtos na perspectiva da sustentabilidade fortalecendo o seu papel como promotoras do desenvolvimento sustentável. A pesquisa busca responder: quais bibliotecas universitárias da rede pública e privada da cidade de Maceió – Alagoas exercem a função de promotoras de desenvolvimento sustentável? Com objetivo de estudar as ações de sustentáveis desenvolvidas pelas bibliotecas universitárias do estado de Alagoas.  Justifica-se o interesse devido leituras realizadas sobre ações sustentáveis e indicadores de sustentabilidade e como gestora de biblioteca perceber que as práticas de sustentabilidade são pouco desenvolvidas nas bibliotecas, em sua maioria, por desconhecimento ou até mesmo falta de consciência ambiental. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa documental e bibliográfica de abordagem qualitativa. O universo da pesquisa definiu-se através de consulta ao site e-mec identificando 92 instituições ativas extraído uma amostra intencional de sete bibliotecas centrais das Instituições de Ensino Superior da Universidade Federal de Alagoas, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Universidade Estadual de Alagoas; Centro Universitário CESMAC e o Centro Universitário Tiradentes – UNIT e as Faculdades Única de Ipatinga e Faculdade de ciências jurídicas e sociais de Maceió. A coleta de dados em andamento consiste na observação completa dos links, notícias, eventos e publicações das instituições ao qual estão vinculadas com o propósito de evidenciar ações correspondentes e relacionar com os objetivos do desenvolvimento sustentável. A análise dos dados visa detalhar as ações identificadas conforme as características de cada ação relacionada a um ou mais dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. A pesquisa encontra-se em andamento por isso apresenta apenas resultados parciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliete Sousa Araujo, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestra em Análise de sistemas Ambientais pelo Programa de Pós-graduação de Analise em Sistemas Ambientais (PPGASA) no Centro Universitário CESMAC. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atua como coordenadora das Bibliotecas do Centro Universitário CESMAC.

Nelma Camelo Araujo, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Biblioteconomia e Especialização em Gestão Estratégica da Informação (ECI) ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora Adjunta e Coordenadora no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). E-mail: nelma.araujo@ichca.ufal.br.

Downloads

Publicado

01-12-2021

Como Citar

Araujo, E. S., & Araujo, N. C. (2021). Inovação e Sustentabilidade nas Bibliotecas Universitárias de Alagoas. Revista ACB, 26(3), 1–13. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1828