O uso estratégico de redes sociais digitais no ensino-aprendizagem: um estudo com os objetivos 4 e 17 da Agenda 2030

Autores

  • Arthur Ferreira Campos Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0001-6561-1951
  • Bruno Soares Ramos Universidade Federal da Paraíba
  • Maria da Conceição Davi Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marckson Roberto Ferreira de Sousa Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O uso de redes sociais digitais em unidades de informação, como as bibliotecas, é atrelado à promoção dos serviços e produtos oferecidos, porém deve também impulsionar o ensino-aprendizagem dos usuários a partir de estratégias voltadas também para a competência em informação. Nesse contexto, objetiva apresentar o uso estratégico de redes sociais digitais em unidades de informação, com foco no ensino-aprendizagem da comunidade usuária. Metodologicamente, é um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa. Utiliza como ponto de reflexão os objetivos 4 e 17 da Agenda 2030 e como as bibliotecas podem se adequar a eles. Por fim, considera que o uso estratégico das redes sociais digitais pode, principalmente, impulsionar o fortalecimento de ações e atividades educacionais para a competência em informação e não somente para a promoção de recursos e serviços de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Ferreira Campos, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba(PPGCI/UFPB). Mestrado em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialização em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). ProfessorSubstituto do Departamento de Ciência da Informação da UFRN.

Bruno Soares Ramos, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Graduação em Administração de Empresas pelo Instituto Federal da Paraíba. (IFPB). 

Maria da Conceição Davi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Substituta do Departamento de Ciência da Informação da UFRN.

Marckson Roberto Ferreira de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Engenharia Elétrica pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba (PPGEE/UFPB). Mestrado em Engenharia Elétrica pelo PPGEE/UFPB. Graduação em Engenharia Elétrica pela UFPB. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB, do Programa de Pós-graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes da UFPB e do Departamento de Ciência da Informação da UFPB.

Downloads

Publicado

01-12-2021

Como Citar

Campos, A. F., Ramos, B. S., Davi, M. da C., & Sousa, M. R. F. de. (2021). O uso estratégico de redes sociais digitais no ensino-aprendizagem: um estudo com os objetivos 4 e 17 da Agenda 2030. Revista ACB, 26(3), 1–12. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1835