Experiências no Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha: relato de estágio reflexivo, múltiplas vivências arquivísticas

Marcelo Calderari Miguel, Marcello França Furtado, Luiz Carlos da Silva

Resumo


Trata-se de um relatório de estágio supervisionado do curso de graduação em Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), cujas atividades foram desenvolvidas no âmbito do acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha – Casa da Memória (IHGVV), localizado no Município de Vila Velha/ES. Este trabalho tem como objetivo geral descrever as práticas, atividades e experiências alcançadas no decorrer do estágio supervisionado no decorrer do segundo semestre da Ufes 2021/2022, totalizando 108h/aula. Os objetivos específicos consistem em: i) realizar um diagnóstico do acervo documental da instituição; ii) apresentar as atividades desenvolvidas no referido estágio; e iii) propor soluções para os problemas identificados. Aborda-se a importância dos estágios para obtenção de experiência e aplicação das teorias e técnicas apresentadas em sala de aula, grupos de pesquisa, extensão universitária e laboratórios do departamento de arquivologia. Verifica-se nesse período de quatro meses que o acervo do IHGVV necessita da parceria de profissionais capacitados, e formados na área de arquivologia, para dar continuidade ao trabalho iniciado nesse estágio. Destarte, o aprendizado adquirido com a experiência de estágio, ressalta a importância desta atividade para desenvolver as habilidades dos discentes, ligando teoria à prática.


Palavras-chave


Estágio supervisionado; Estágio obrigatório; Relato de experiência; Formação profissional curricular; Diagnóstico arquivístico.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.