Mediação da leitura e acolhimento na biblioteca escolar: perspectivas teóricas de uma educação pós-pandemia da Covid-19
Palavras-chave:
Educação. Pós-pandemia da Covid-19. Mediação da leitura. Biblioteca escolar. Acolhimento.Resumo
Os últimos dois anos foram marcados pela pandemia global de um tipo de vírus com cepa originalmente identificada na China. Durante esse período, a sua rápida disseminação em todo o planeta ocasionou mudanças de grandes impactos na humanidade. Dentre os efeitos nocivos dessa pandemia constam abalos econômicos, psicológicos e, até mesmo, o aumento de registros na violência doméstica. São aflições sociais que alcançaram, direta e indiretamente, o contexto escolar. Diante desse panorama, a educação precisou ser realizada de forma remota em todas as modalidades de ensino. No entanto, o retorno presencial das atividades escolares outorgou ainda mais responsabilidades aos processos pedagógicos institucionalizados pelas escolas. Pois, além das atribuições políticas e socialmente determinadas aos equipamentos escolares estas unidades de ensino passaram a lidar com os agravantes transtornos decorrentes da pandemia na sua comunidade escolar. De todo o modo, apesar das aflições notabilizadas, julga-se que essa realidade se mostra como momento adequado para reflexões significativas em direção às mudanças de padrões obsoletos para alçar uma perspectiva de educação pós-pandemia de maior efetividade e articulação social. Assim, o presente artigo tem como objetivo oferecer atributos teóricos para contribuir em reflexões que possam alinhavar subsídios fundamentais às transformações da educação pós-pandemia. Nesse processo de reformulações oportunas a mediação da leitura se apresenta como recurso estratégico de um aparato didático e pedagógico visando integrar a ambiência escolar. Para tanto, a biblioteca escolar assume competências de promover a interdisciplinaridade pedagógica pelo exercício de um protagonismo social engajado aos benefícios do ensino e da aprendizagem. Nessa implementação estratégica da mediação da leitura, sob a coordenação didática e pedagógica da biblioteca escolar, o acolhimento é estabelecido como conjunto de princípios estruturantes para um processo de socialização que garante ênfase no respeito às diferenças subjetivas. No âmbito metodológico delineado a este estudo elegeu-se a revisão de literatura como procedimento da pesquisa bibliográfica, considerando a organização de categorias para sistematização estrutural da análise. Como o alcance desta pesquisa tem escopo de reflexões teóricas, os resultados oferecidos representam elucubrações sobre as possibilidades educacionais de uma realidade pós-pandemia, partindo do respeito às diversidades humanas e suas características subjetivas para o desenvolvimento da mediação da leitura visando encorajar ações interdisciplinares. Destaca-se ainda a necessidade de outros estudos teóricos e acréscimos de pesquisas exploratórias sobre o tema. Pois, tais esforços colaboram para orientar uma ideia mais consistente de acolhimento integrado às estruturas sociais da ambiência escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings. A Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina está indexada:
Portal Brasileiro de Repositórios e Periódicos de Acesso Livre http://www.ibict.br/oasis.br/
Diálogo Científico - Ciência da Informação - http://dici.ibict.br/
DOAJ - Directory Open Access Journal - http://www.doaj.org
DIALNET - http://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?tipo_busqueda=CODIGO&clave_revista=12120
LATINDEX - http://www.latindex.org
OAISTER - http://www.oaister.org
PKP system - http://pkp.sfu.ca/harvester/
Holmes - Descobrindo a Ciência da Informação por você - Feudo.org http://www.holmes.feudo.org/index.php
A Revista ACB consta no Portal de Periódicos CAPES - Qualis B Nacional - avaliação de 2004a 2006 - http://www.periodicos.capes.gov.br/
A Revista ACB consta no Portal de Acesso à Informação Científica (Periódicos Acesso Livre - CAPES) - Texto Completo - http://acessolivre.capes.gov.br/acessoLivreTextoCompleto.jsp
e na Biblioteca de Periódicos Eletrônicos disponibilizado pela Biblioteca Universitária de Regensburg (Alemanha) - Die Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universitätsbibliothek Regensburg http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/ .
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.