A importância do estudo de usuários para o planejamento de marketing em ambientes informacionais
Palavras-chave:
Estudo de usuário, Marketing, Planejamento de marketing.Resumo
Este trabalho tem como objetivo verificar relatos de experiências publicados sobre marketing na Biblioteconomia e Ciência da Informação que utilizaram estudos de usuários no planejamento de ações em ambientes de informação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva que usou as bases BRAPCI e BENANCIB para mapear as publicações sobre marketing na Biblioteconomia e Ciência da Informação no período de 1972 a 2021.Como resultado, foram recuperados trabalhos que abordam marketing em diferentes aspectos e contextos, porém os autores não informaram se houve a aplicação de algum estudo de usuário para nortear a construção das estratégias de marketing ou mesmo elaboração de plano e marketing. Diante disso, no universo de 150 trabalhos recuperados inicialmente nas duas bases de dados, só ficaram treze para análise que se configuraram como relatos de experiencias, sendo sete desenvolvidos em bibliotecas, dois em arquivos e quatro em ambientes informacionais diversificados. O primeiro trabalho é de 1996, ou seja, antes disso, no Brasil não houve registro de uso de aplicação do estudo de usuário no planejamento de marketing em ambientes informacionais. Grande parte dos trabalhos recuperados foi feito em bibliotecas, ou seja, em espaços tradicionais de atuação dos bibliotecários. Conclui-se que existe uma escassez de relatos de experiencias que relatem o uso dos estudos de usuários para a elaboração de planos de marketing pelos profissionais da informação e que esses instrumentos sejam efetivamente usados nas bibliotecas e demais unidades de informação como importante estratégia para favorecer a gestão eficiente a partir do planejamento, na avaliação e controle dos processos realizados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings. A Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina está indexada:
Portal Brasileiro de Repositórios e Periódicos de Acesso Livre http://www.ibict.br/oasis.br/
Diálogo Científico - Ciência da Informação - http://dici.ibict.br/
DOAJ - Directory Open Access Journal - http://www.doaj.org
DIALNET - http://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?tipo_busqueda=CODIGO&clave_revista=12120
LATINDEX - http://www.latindex.org
OAISTER - http://www.oaister.org
PKP system - http://pkp.sfu.ca/harvester/
Holmes - Descobrindo a Ciência da Informação por você - Feudo.org http://www.holmes.feudo.org/index.php
A Revista ACB consta no Portal de Periódicos CAPES - Qualis B Nacional - avaliação de 2004a 2006 - http://www.periodicos.capes.gov.br/
A Revista ACB consta no Portal de Acesso à Informação Científica (Periódicos Acesso Livre - CAPES) - Texto Completo - http://acessolivre.capes.gov.br/acessoLivreTextoCompleto.jsp
e na Biblioteca de Periódicos Eletrônicos disponibilizado pela Biblioteca Universitária de Regensburg (Alemanha) - Die Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universitätsbibliothek Regensburg http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/ .
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.