A colaboração entre docentes e bibliotecários

uma revisão de literatura

Autores

  • Maria Inês Passos Pereira Bueno CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS - CEFET-MG
  • Thiago Magela Rodrigues Dias Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG

Palavras-chave:

BIBLIOTECANOMIA. COLABORAÇÃO. DOCENTES. BIBLIOTECÁRIOS

Resumo

RESUMO

 

O trabalho colaborativo é cada vez mais demandado para que as organizações alcancem sucesso. E no âmbito da Educação não seria diferente. Portanto, este artigo traz uma revisão literária sobre a colaboração entre bibliotecários e docentes. Dentre os pesquisadores que referenciam a temática estão Loertscher, Montiel-Overall, Muronaga e Harada, Zmuda, Doll, Araújo, Campello, Casarin e Small. Enfatizam-se os estudos de Montiel-Overall, pois esta pesquisadora estabeleceu os parâmetros da Teoria da Colaboração entre docentes e bibliotecários (TLC). Este artigo fundamenta-se em pesquisas bibliográficas apontam que refletir sobre a colaboração na educação é fundamental para esta possa ser compreendida para ser fomentada.

Palavras-chave: Teoria da Colaboração. Docentes. Bibliotecários. Cultura Colaborativa.

 

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Biografia do Autor

Maria Inês Passos Pereira Bueno, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS - CEFET-MG

SOU GRADUADA EM BIBLIOTECNOMIA PELO UNIFOR-MG

ESPECIALISTA EM ENSINO DE ARTES VISUAIS PELA UFMG -MG

MESTRE EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PELO PROFEPT - CAMPUS DIVINÓPOLIS - MG

ATUA COMO BIBLIOTECÁRIA NO CEFET-MG DESDE 201O.

Thiago Magela Rodrigues Dias, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG

Rua Alvares de Azevedo, 400 – CEP 35503-822 - Bairro Bela Vista. Divinópolis-MG- Brasil

e-mail:thiagomagela@cefetmg.br.

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Publicado

11-09-2023

Como Citar

Bueno, M. I. P. P., & Dias, T. M. R. (2023). A colaboração entre docentes e bibliotecários: uma revisão de literatura. Revista ACB, 28(1), 1–21. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1884